Raspberry Pi é um computador de placa única que funciona como uma plataforma de prototipagem eletrônico – como o Arduino. Essa plataforma foi criada no Reino Unido e funciona como uma fundação educacional sem fins lucrativos que almeja atingir crianças e adultos na incluição digital e na familiarização com a programação, trazendo a ciência da computação para a vida das pessoas de maneira simples e barata.
Nascida em 2006 na Universidade de Cambridge, essa plaquinha pode ter diversas configurações (Premier Farnell, RS Components, Egoman) e exercer os propósitos mais diversos, dependendo apenas da criatividade e da capaacidade de programação do programador.Ela pode ser operada em Debian e Arch Linux e roda a linguagem de programação Python, com suporte para Java, Ruby on Rails, Perl, BBC Basic e C/C++.
Até o presente já foram vendidas 5 milhões de Raspis e sua popularização se dá, principalmente, entre crianças, adolescentes e programadores amadores. A evidência dessa plataforma diante do público geral acompanha uma tendência mundial de adoção de computadores que atualmente é liderada pelos smartphones, mas no futuro as pessoas requisitarão itens cada vez mais complexos.
Se você quer começar e não sabe como, que tal tentar juntar os bloquinhos (drag and drop) e montar pequenas rotinas de programação. Você pode começar do básico e avançar muito com a simples ajuda dos tutoriais da internet: http://www.raspberrypi-tutorials.co.uk/scratch-programming-lesson-1/
Quer começar um novo projetinho? Visite: raspberrypi. org e adafruit.com
Entenda as diferenças entre Raspberry Pi e o Arduino:
Um Comentário
Pingback: Arduíno: o que é, para que serve e por que é tão importante | Tecno Veste – Blog