O dia 5 de março de 2016 foi um dia triste para a Internet: Ray Tomlinson, programador americano que nos brindou com o email como o conhecemos, morreu com suspeita de ataque cardíaco aos 74 anos. Em 1971, ele criou o primeiro sistema de e-mail em rede na ARPANET (ancestral da internet), utilizando o formato familiar [user@host] que ainda está em uso hoje.
Antes de 1977 a sua criação não era ainda padrão. Existiam outros “e-mails”, onde usava-se, por exemplo, um programa pra enviar mensagens e outro para receber, mas o seu maior feito foi que o seu sistema além de fazer as duas coisas ao mesmo tempo poderia enviar pra hosts diferentes, nós ou pontos diferentes da rede. Os sistemas anteriores só funcionavam em nós ligados diretamente. Depois disso a adoção foi em massa.
Mesmo com a criação das aplicações de mensagem e de dispositivos móveis, o que permite a conexão direta, o e-mail ainda persiste. Quando foi a última vez que você enviou uma carta física?
Em alguns aspectos sua criação se universalizou, como o caso do símbolo do arroba (@), que era utilizado como unidade de medida de peso e, por um período restrito, restrito a registros contábeis. Ele adotou o “@” como diferenciador de e-mails direcionados para caixa postal de máquinas locais ou para máquinas fora da rede, mas a simbologia foi tão associada à internet que o arroba tornou-se sinônimo de tudo o que se refere à rede.
Indiscutivelmente, Tomlinson abriu o caminho para as redes sociais modernas sem nem mesmo imaginar. Twitter seria um lugar muito, muito diferente sem o @ que ajuda você conversar com outros usuários, assim como numerosos outros serviços que o usam como uma maneira fácil de compartilhar atualizações de status.
Tomlinson foi reconhecido pela sua importância nas comunicações instantâneas. Sempre será um personagem importante. Em 2001, recebeu um prêmio Webby da Academia Internacional de Artes Digitais e Ciências pelo conjunto da obra. Também em 2001, foi introduzido no Hall da Fama do Rensselaer Alumni. No entanto, nunca precisou das homenagens. Muito parecido com outros pioneiros da Internet, como Tim Berners-Lee ou Vint Cerf, sempre será lembrado pelo seu legado, praticamente toda vez que alguém se comunicar on-line. Salvo uma mudança radical nas comunicações, é provável que os efeitos de seu trabalho serão sentidos por muitas décadas.
“As mensagens de teste eram totalmente esquecíveis e eu, portanto, as esqueci. O mais provável é que a primeira mensagem foi QWERTYUIOP ou algo similar. Quando eu estava convencido de que o programa parecia funcionar, eu mandei uma mensagem para o resto do meu grupo explicando como enviar mensagens através da rede. O primeiro uso do e-mail em rede anunciou a sua própria existência.” (Ray Tomlinson).