A Realidade Virtual (RV) é um destaque do universo da tecnologia nos últimos meses e também um dos pináculos do South by South West. O festival de filmes do SXSW contará com uma seção dedicação à RV, que mostrará os mais novos e mais inovadores trabalhos de cinema feito para dispositivos de realidade virtual.
Como já falamos aqui no Tecnoveste, a realidade virtual e a realidade aumentada são tecnologias que mudarão como as pessoas realizam seus trabalhos e outras tarefas cotidianas no futuro. Perceber essa nova maneira de se relacionar com o mundo através da arte pode criar novas possibilidades para redefinir não somente o futuro dessas tecnologias, mas também como as pessoas efetivamente se relacionam com o mundo real.
Confira os principais projetos que participarão deste primeiro ano de realidade virtual no SXSW Film:
- Mars 2030 (EUA)
Em parceria com a NASA eo Laboratório de Sistemas Espaciais do MIT, o FusionVR dá-lhe as boas-vindas a Marte 2030. Esta experiência imersiva permite-lhe desempenhar o papel de um dos primeiros cientistas encarregados de estabelecer uma presença humana no Planeta Vermelho.
- After Solitary (EUA)
Diretores: Cassandra Herrman, Lauren Mucciolo
“After Solitary” é uma colaboração entre o Emblematic Group e a PBS, permite aos espectadores experimentar interativamente a história de Kenny Moore, de 38 anos, recém-libertado que passou anos passando anos em confinamento solitário.
- Amor de Abuela (Austrália, Guatemala, USA)
Diretora: Jessie Hughes
A vida da família guatemalteca se transforma quando a avó ganha acesso à eletricidade e à luz.
- Dear Pigeon Man (Países Baixos)
Diretor: Daniël Ernst
Caro Pigeon Man é uma experiência de realidade virtual pintada à mão. É a quinta peça do Shoebox Dioramas, uma série de histórias virtuais. Todas as histórias da série se sobrepõem, como a série cresce assim será o mundo dos Dioramas Shoebox.
- DeathTolls Experience (Irã)
Diretor: Ali Eslami
Uma viagem virtual da crise dos refugiados na Europa para o banho de sangue na Síria, colocando a seca “realidade de dados” da notícia em uma perspectiva emocional.
- BattleScar (Espanha, EUA)
Diretores: Nico Casavecchia, Martin Allais
BattleScar é um curta-metragem linear com componentes interativos que segue um ano na vida de Lupe, um porto-riquenho americano, vivendo na cena do punk rock de 1978 em Nova York.
- Cycling Pathways to Mars (EUA)
Diretores: Lex Halaby, Daniel Schechter, Guil Rambelli
Buzz Aldrin’s Ciclismo Caminhos para Mars é uma experiência VR volumétrica que leva você a uma viagem da lua a Marte com holograma Aldrin como seu guia, e traçar uma sua visão de ciclistas, landers e rovers, à vida.
- Decay Theory
(Reino Unido)
Diretor: Nick Pittom
Decay Theory é uma experiência de Narração de Ficção Científica, que acompanha as aventuras intergalácticas de SuRei, uma jovem e FeiMa, o horror bio-mecânico que a protege.
- Dreams of “O” (Canadá)
Diretores: Félix Lajeunesse, Paul Raphaël
Mergulhe no mundo hipnótico dos Sonhos de ” O ”. Submerge-se em um universo de realidade virtual composto de acrobacias aéreas, mergulhos ousados, e os personagens anfíbios surreal da obra-prima aquática de tirar o fôlego “O” pelo Cirque du Soleil.
- Fistful of Stars (EUA)
Diretor: Eliza McNitt
Fistful of Stars é a primeira exploração virtual de realidade virtual do cosmos ao lado do Telescópio Hubble que o transporta dentro da Nebulosa de Orion e revela as conexões cósmicas entre os humanos e as estrelas.
- In Harmony (EUA)
Diretor: Elliot Dillman
Para algumas crianças de Los Aangeles a música não é apenas uma forma de arte, é a chave para superar as probabilidades. Quando as escolas secundárias de Deonte e Amy cortaram seus programas de música, The Harmony Project entra com orientação e treinamento musical.
- Life of Us (EUA)
Diretores: Chris Milk, Aaron Koblin
Life of Us é uma viagem compartilhada VR de dentro que conta a história completa da evolução da vida na Terra. Criado por Chris Milk & Aaron Koblin, com música de Pharrell Williams.
- The Melody of Dust (EUA)
Diretores: Viacom NEXT, Hot Sugar
Uma viagem musical para o HTC Vive. Explore um mundo misterioso onde cada objeto contém uma melodia única. Da Viacom NEXT e do músico Hot Sugar, esta experiência traz-lhe dentro das fantasias de um compositor romântico.
- Museum of the Impossible (EUA)
Diretores: Ben Vance, Kate Parsons
Museu do Impossível (MOTI) é um novo tipo de museu para a realidade virtual que curates o melhor na arte imersiva.
- Next Nature Habitat VR (Países Baixos)
Diretor: Koert van Mensvoort
O habitat natural do urso polar é o Ártico. O habitat natural do escorpião é a sobremesa. E os humanos? Qual é o nosso habitat natural? Como uma espécie, precisamos descobrir o que significa viver em um mundo onde o nascido eo feito são.
- Reinvent (EUA)
Diretores: Ian Forester, Sook-Lei Liew, Phd
A VR Playhouse fez parceria com a neurocientista Sook-Lei Liew e sua equipe no Laboratório de Neurorresultologia e Neuralidade Neural da USC para criar conteúdo para Reinvent, um novo método que usa VR para promover a recuperação motora de vítimas de acidentes vasculares cerebrais graves.
- See Beyond Labels (EUA)
Diretor: Sarah Hill
Um exame acerca dos viéses das pessoas analisado por meio de histórias de seis pessoas que são muitas vezes vistos através de filtros sociais.
- Show It 2 Me (EUA)
Diretores: Mark Brooks, Dylan Carter
Um clipe musical interativo feito utilizando o áudio reativo do Tilt Brush que conta com a participação do single “Show It 2 Me” do Night Club.
- Spatium (Reino Unido)
Diretores: Roland Lane, Alex Lambert
INITION e Roland Lane levam você a uma viagem inspirada pelo chapéu famoso pelo lendário designer Philip Treacy. Na VR, estrutura e forma são exploradas numa escala que escapa aos limites do físico, criando uma fantasia de luz, som e sombra.
- Square the Circle (Países Baixos)
Diretores: Harm van de Ven, Sara Kolster
Square the Circle é uma experiência interativa que explora as possibilidades de interagir com controladores Touch em escala de sala.
- Use Your Imagination (EUA)
Diretor: Roberto Drilea
Um musical feito em realidade virtual escrito e executado por artistas jovens com autismo.
- Waba (EUA)
Diretor: EDWON - Waba é um personagem de videogame interativo, simulador de petting empático e animal de estimação wobble virtual combinado em um.
- We Who Remain (Sudão, EUA)
Diretores: Sam Wolson, Trevor Snapp
We Who Remain é um documentário de ação ao vivo imersivo que explora a vida durante uma brutal temporada de combate nas décadas de longa guerra civil do Sudão.
- Shannon Carroll(Níger, EUA)
Diretor: Shannon Carroll
Uma mulher no Níger junta-se a um grupo local de mulheres poupanças para financiar oportunidades anteriormente inacessíveis para as meninas, incluindo sua própria neta.