Bitcoin é uma das inúmeras criptomoedas que tem a base do seu funcionamento em uma rede fechada na qual foi criada uma forma de pagamento e uma rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto), em que os usuários gerenciam o sistema sem intermediários ou autoridade central.
Nos últimos 12 meses, o preço dessa moeda saltou de USD 450,99 para USD 1.639,32, sem indicativos de queda, o que faz alguns analistas presumirem que o momento de ouro da Bitcoin chegou. Outra moeda criptografária que apresentou comportamento similar foi a Ethereum, com crescimento expressivo nas últimas semanas.
O preço da Bitcoin é livremente determinado pela mercado, por meio da “lei” da oferta e da demada. Isso significa que o preço aumenta de acordo com o aumento da demanda, uma vez que há um número limitado de bitcoins em circulação e para que sejam criados novos bitcoins há uma restrição criada pelo próprio sistema da moeda, que determina que a taxa de criação é decrescente e previsível.
Isso significa que o que pode estar acontecendo é um ataque especulativos de compradores de Bitcoin com alto poder aquisitivo, diferente da tendência mais premente que é a de compras de menos de 10 Bitcoins por usuário. Vale observar que conforme aumenta o volume de troca da moeda, também cresce a volatilidade no curto prazo, o que acaba beneficiando investidores experientes e que buscam ganhos imediatos.
O atual mercado do Bitcoin gira em torno de 46,5 bilhões de dólares, tendo crescido cerca de 50% nas últimas 7 semanas. Mesmo que o preço da moeda caia em 50%, como aconteceu na última vez que o Bitcoin apresentou tendência parecida em 2013, os compradores da moeda que tirarem vantagem do crescimento atual estarão em uma boa posição.
Reservas financeiras seguras no mundo real e baixa aversão ao risco são características de quem realmente faz dinheiro com criptomoedas. Aparentemente é a compra massiva de bitcoins com o objetivo de acumular valor que tem gerado os altos valores recentes. Além da mineração e da transação em negócios dentro e fora do mundo digital, as pessoas ganham dinheiro com o Bitcoin através da simples especulação.
Para mais informaçoes acerca da criptomoedas, continue acompanhando o Tecnoveste e visite os sites abaixo: