Longe de subestimar a importância dos recursos auxiliares tradicionais, pelo contrário, os mesmos são de fundamental importância até mesmo para um especialista no assunto a que se tem interesse. Para uma pessoa que desconhece o assunto é então mais importante do que nunca.
O leigo precisará conhecer o vocabulário específico do assunto, se dentro da área econômica, política, social, matemática, física, pedagógica, etc… O leigo precisará tomar conhecimento da extensão e da profundidade que o assunto exige.
RECURSOS TRADICIONAIS
Para tanto é preciso lançar mão do uso de recursos tradicionais, quais sejam: dicionário, enciclopédias, atlas, catálogos, etc… Com isso o pesquisador terá o fundamento para construir um multi-vocabulário composto de palavras, imagens, diagramas, tabelas, infográficos, etc…
Dicionário: tem que ser uma coleção composta de dicionário da língua corrente (no nosso caso o português), de uma língua comercial (inglês, francês, espanhol,.. outras) e de um dicionário específico da área a que pertence o assunto a ser pesquisado.
Só para termos um exemplo, um administrador precisa de, no mínimo, onze desses dicionários específicos, que são: administração, comércio exterior, compra e venda, contabilidade, economia, finanças, informática, marketing, política, recursos humanos e tributos. Com eles nenhum profissional ficará sem saber sobre determinado conceito envolvendo o seu trabalho.
Enciclopédia: excelente ferramenta quando se deseja fazer paralelos entre os acontecimentos ou assuntos, vincular um determinado tema que venha a dar suporte ao que se queira fundamentar. Por exemplo, quando se precisa justificar o aumento de verbas para uma determinada área seria necessário parametrizar com outros índices de investimentos em outras áreas, comparando técnicas de administração para implementar a atual, enfim, toda e qualquer ferramenta de apoio é importante para expor e dar suporte ao ponto de vista que se quer provar.
RECURSOS DO NAVEGADOR
O navegador, ou browser, é o programa que utilizamos para navegar na internet utilizando o serviço de páginas web (www) para passar de um site a outro através de links chamados hyperlinks/hipertextos. Há vários no mercado: Internet Explorer (IE, para Windows), Mozila Konkeror (para Linux), Safari (para Apple e Macintosh), Ópera, Netscape, etc… Todos têm funções básicas em comum, tais como: barras de ferramentas, botões de navegação, skin´s (peles, que são como roupas que o navegador veste para ficar com outra aparência), etc…
Favoritos: também chamados de Bookmark´s, encontra-se na Barra de Menus (Favoritos). Por isso a facilidade de encontrá-lo e a importância que ele tem para quem utiliza um navegador. É muito simples, o navegador acessa (ao comando do pesquisador) dezenas ou centenas de páginas por dia, por exemplo, mas o pesquisador tem preferência por determinadas páginas por onde passa e quer guardar o endereço da página para acessá-la em outra ocasião. É aí que entra o Favoritos. No menu FAVORITOS selecionando a opção ADICIONAR A FAVORITOS (ou adicionar página a favoritos), e o navegador dará a oportunidade do usuário cadastrar a página em uma base de dados de páginas web.
Histórico: é outro recurso muito importante para quando o pesquisador deixar, por um motivo ou outro, de cadastrar um site nos favoritos. Basta clicar na setinha para baixo ao lado direito da caixa de endereços e será mostrada uma lista de todos os sites memorizados, por padrão 20, podendo ser alterado o número, e ainda assim se não encontrar, em virtude do limite da lista, também tem-se a opção no menu EXIBIR > BARRA DO EXPLORER > HISTÓRICO (no IE), ou HISTÓRICO > EXIBIR PAINEL (no Mozila Firefox).
RECURSOS DOS MOTORES DE BUSCA
Conhecendo bem os recursos do motor de busca, ajuda em muito todo o processo de busca de uma determinada informação. Qualquer motor de busca coloca à disposição do pesquisador informações detalhadas sobre seus recursos, basta dedicar um tempo para procurar aprender e asim não perderá muito tempo aprendendo durante o processo de busca. Os mais importantes relacionados ao nosso trabalho são:
Diretório: quase todos, senão todos, os motores de busca possuem essa forma de acesso às informações e dados. Consta de uma tela inicial do motor de busca que exibe as classes de sites separandos por natureza do mesmo ou por tópico. Por exemplo: arte, entretenimento, negócios, economia, saúde, ciência, meio ambiente, notícias, mídia, sociedade, cultura, etc… Dentro de cada tópico existem outros que correspondem ao principal, e assim por diante.
Pesquisa Avançada: neste caso, que depende muito do motor de busca em uso, podemos pelo menos encontrar algo como: palavra, expressão, exclusão, idioma, formato de arquivo, e outros diversos parâmetros de busca que tornam a mesma mais restrita, específica, direcionada. Deve-se estudar bastante todas as opções existentes e tentar entender a influência que cada opção vai ter nos resultados da busca.
Serviços e Guias: a grande maioria oferece algum tipo de serviço, exceto os altamente especializados que focam apenas em um tipo de objeto de dado. Os serviços incluem: notificação de notícias, grupos de compartilhamento de dados/informações, agenda, bloco de notas, documentos web (textos, planilhas) , imagens, vídeos, blogs, mapas, livros, acadêmico, etc…
É isso aí, são tantos os recursos que auxiliam o pesquisador na busca que fica difícil não encontrar o que se quer. Não é verdade?
Um Comentário
Alfredo Carlos
Muito bom, Senhor da busca. Você poderia fazer um texto sobre Search Engine Optimization para nós?
Roberto Mancuzo
As vezes usamos tanto o Google que até esquecemos algumas coisas. Obrigado por lembrar. Com a informação correta podemos fazer muito mais do que o básico com com Google.