Bastonetes e cones são dois tipos de células que compõem o olho humano, juntas nos ajudam a distinguir uma cor da outra. Os bastonetes são células que necessitam de pouca luz para serem sensibilizadas. Entretanto não conseguem formar imagens coloridas ou nítidas. É por isso que a noite ou em locais escuro é muito difícil se distinguir cor. Já os cones são sensibilizadas com uma quantidade grande de luz e geram as imagens nítidas e coloridas. Existem 3 tipos de cones, os azuis, os vermelhos e os verdes.
O RGB é um modelo de cores baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. RGB é, também, a abreviação de um sistema de cores aditivas e primárias – Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul) que teve sua primeira aplicação nos padrões televisivos RCA, desenvolvidos em 1953 e câmeras Polaroid.
Posteriormente, o RBG inspirou o padrão utilizado nos monitores, displays de smartphones, geladeiras, câmeras, televisores, projetores e todos os equipamentos digitais que reproduzam algum tipo de cor. Suas características são:
- Pode-se conseguir 256 níveis de brilho (de 0 a 255);
- Desloca-se do preto (0=zero) ao branco (255=duzentos e cincoenta e cinco);
- Consegue-se um potencial de 16,8 milhões de cores.
- Utilizado em dispositivos digitais para monitores de computador (monitores, televisores e impressoras pessoais não profissionais – já em desuso);
Na imagem seguinte um exemplo das cores RGB: Preto – RGB (0,0,0), Branco – RGB (255,255,255) e Azul – RGB (1,12,127).
É essencialmente utilizado por dispositivos que emitem cores, pois sua composição é por cor aditivada por luz. Chega-se a outras cores adicionando cores. O nome do padrão RGB vem das três cores primárias Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Cada cor é presentada pela quantidade de cada uma das três cores básicas. Dessa forma podemos identificar corretamente cada cor por uma combinação de três números de 0 a 255, por exemplo:
- Branco – RGB (255,255,255);
- Azul – RGB (0,0,255);
- Vermelho – RGB (255,0,0);
- Verde – RGB (0,255,0);
- Amarelo – RGB (255,255,0);
- Magenta – RGB (255,0,255);
- Ciano – RGB (0,255,255);
- Preto – RGB (0,0,0).
Quando se utiliza um editor de imagens, podemos, então, informar ao programa, através dessa combinação de números a cor corresponde. A informação pode ser dada em dois formatos numéricos: decimal e hexa. Como podemos ver na imagem abaixo:
A variação entre valores mínimos corresponde a tons escuros que são representados pelo zero (0) e entre os valores máximos, os tons são mais intensos, mais claros que são representados pelo duzentos e cinquenta e cinco (255).
Veja o post sobre Bitmap e sobre Full HD e aprenda tudo o que precisa sobre as telas modernas!