Riverdale teve seu lançamento ao público em 2017 e entrou para o hall das séries Teen de sucesso. Aqui vamos abordar sobre o formato ao qual essa série está inserida.
Histórias de Riverdale
Inspirando seu título no nome de muitas cidades nos Estados Unidos, Riverdale (Vale do Rio, em tradução literal para o Português) foca em contar histórias de vários perfis familiares presentes regionalmente em cidades mais interioranas, que não sejam grandes como Nova Iorque, por exemplo.
Durante as temporadas, acompanhamos as aventuras dos adolescentes que ao longo do percurso se tornam jovens-adultos, Jughead (Cole Sprouse), Betty (Lili Reinhart), Archie (KJ Apa), Verônica (Camila Mendes) e Cheryl (Madelaine Petsch). Cada um trazendo a sua essência, eles vivenciam conflitos que os levam aos limites de suas ações.
Jughead é descendente de uma gangue local, e apesar de ser tão agressivo quanto seus parentes, tem apreço pela escrita e jogos de estratégia.
Betty, tendo em seus pais forte influência jornalística, é uma investigadora nata, que além de fomentar o jornal da escola, parte para a solução dos mistérios que assolam a cidade.
Archie é o garoto popular da escola que apesar de não ter boas notas, se dá bem em qualquer atividade física e sempre está disposto a ajudar quem precisa.
Verônica é filha de família extremamente rica, recém chegada na cidadezinha e raramente não cria atrito com seu pai, que sempre quer interferir na sua vida e na dos residentes locais.
Cheryl é outra filha de família rica, além de ser obcecada por ter controle sobre tudo o que acontece nos ambientes em que habita.
Cada temporada traz uma trama principal diferente. O nosso grupo de protagonistas sempre participa do início, desenvolvimento e resolução das histórias. As famílias e amigos deles também são inclusos nas situações, de maneira sólida.
O formato
As séries têm vários tipos de formatos e aqui no Portal da Tecnoveste já exploramos o que consiste uma Sitcom. Agora veremos onde se enquadra Riverdale através de suas especificidades.
Assim como uma Sitcom, Riverdale comporta número extenso de episódios por temporada, que varia entre 16 e 25 capítulos. A série trata questões que abarcam um conjunto de experiências e sensações vividas por adolescentes durante o desenvolvimento da idade. Mas as semelhanças param por aí.
Apesar de ser bem híbrida, podemos classificá-la por maioria de traços, como série Teen de Mistério. Esse tipo de programa consiste em basicamente acompanharmos a jornada de um grupo de jovens, que se ligam de alguma forma para solucionar casos. Em geral, são pessoas que lidam com questões bem maduras e pesadas para a sua idade, como assassinatos, roubos, empreendedorismo, entre outras.
Esse produto audiovisual tem roteiro bem focado no público alvo, então por questões de audiência, é raro o falecimento de personagens do quadro principal ou muito carismáticos.
Os enredos principais são definidos por temporadas, assim seguimos a trama “A” do primeiro ao último capítulo. Durante o desenvolvimento do fio condutor central, temos contato com a trama “B”, que geralmente está atrelada a uma escolha pessoal de um dos principais e ela dura por um bom tempo. As tramas “C” e “D” iniciam e terminam em cada episódio, elas servem para darmos um tempo da trama “A” e envolvem situações com personagens secundários.
Por se tratar da temática Mistério, séries como essa captam bastante elemento do movimento Procedural, que foca na utilização de carreiras como Policial, Médica e jurídica para solucionar os casos vigentes.
Programas Teens do perfil, também são responsáveis por criar tendências nos costumes e na moda, portanto, tem Direção de Arte impactante, trazendo figurinos sensacionais e objetos que serão desejo intenso dos espectadores. São inseridas músicas de sucesso recente. Não podemos esquecer da tradição do Casting que seleciona atores e atrizes “colírios”, pessoas com beleza sociocultural padrão.
Riverdale vale a pena?
Se você quer uma série para espairecer a cabeça, Riverdale é uma ótima indicação. Cada temporada tem uma história que chama a sua atenção. Não tem orçamento tão extenso quanto outras por aí, então não crie expectativas com efeitos especiais ou elaborações de enredos muito complexos.
Ela faz uma propaganda e entrega o que promete. Há momentos em que você ama ou odeia os personagens…mas é tudo parte do show!
Se você já assistiu Riverdale ou séries com perfil semelhante, deixe nos comentários a sua opinião!
Por
Juliano Ferreira