Robin Hood é um personagem do folclore inglês que vivia em tempos medievais mitigando a iniquidade social com as próprias mãos. Com a mesma intrepidez do justiceiro social, o Tecno Veste tem o prazer de apresentar esta notícia antes de todos os outros portais de tecnologia, empreendedorismo e estilo de vida.
Já imaginou se isso pudesse ser feito nos dias atuais com o mercado financeiro?
É isso que propõe a Robinhood Financial, que tem na sua logo a pena de ave e a cor verde da boina que seu herói tinha como marca registrada.
Seus fundadores e egressos de Stanford, Vladimir Tenev e Baiju Bhatt haviam trabalhado muitos anos construindo plataformas de transações eletrônicas para grandes empresas do setor financeiro e descobriram que, apesar de essas empresas terem custo zero para posicionar as compras e as vendas dos seus clientes, eles cobravam deles a taxa fixa de USD 10 por transação.
Os empreendedores sabiam que poderiam democratizar o acesso ao mercado financeiro. Montaram uma equipe com programadores, economistas, matemáticos e estatísticos. Trabalharam arduamente por dois anos. Receberam investimento de USD 13 milhões de fundos do calibre de Andreeseen Horowitz e Google Ventures.
Em Novembro de 2014, abriram as inscrições para os primeiros clientes e obtiveram uma adesão de mais de 600 mil pessoas. Até janeiro de 2015, mais de 150 mil pessoas se registraram e, já em dezembro de 2014, atingiu a marca de mais de 8 mil transações diárias.
A equipe Tecno Veste teve acesso a um desses convites iniciais e já começou a utilizar o serviço. Após inscrever-se no site e receber o email de confirmação, é preciso validá-lo online, aceitar os termos de serviço, e cadastrar o aplicativo no seu smartphone – atualmente somente disponível para iOS (Apple).
Além de escrever um nome de usuário e senha, você precisa informar seu email, telefone, endereço, Social Security Number (equivalente americano ao CPF), sua nacionalidade, informar seu estado civil, número de filhos e se está empregado, informar sua conta bancária e ler os termos do serviço.
Com o aplicativo em mãos, você verá um breve tutorial de como se orientar na plataforma e escolherá as ações que pretende acompanhar. Após sua conta ser aprovada, você poderá comprar e vender as ações com simples toques de deslizamentos de dedo na tela!
Como no homebroker, com este “pocketbroker” ativo no seu celular, você pode configurar alertas e acompanhar em tempo real – algumas brokerages demoram até 20 minutos para posicionar uma transação – o valor das ações e a movimentação do mercado. A interface é leve e intuitiva, além de ter a garantia da certificação ISO de segurança e ser protegida por senha.
Agora o Zé da Esquina pode transacionar no mercado de capitais com a mesma agilidade do Eike Batista – que ironia!
Vale lembrar que os riscos do mercado financeiro são os mesmo e, apesar da política de Comissão Zero, não há garantia de maiores retornos que a forma tradicional de operar.
Em um ambiente que uma fração de segundos, pode significar faturar ou perder milhões, um sistema estável é crucial para que a plataforma seja eficiente. Graças à experiência e destreza dos seus profissionais, a equipe do Robinhood construiu um sistema de transação de baixa latência com a mesma qualidade oferecida a grandes instituições financeiras.
Outra vantagem que conquista os clientes é a capacidade de depositar e sacar dinheiro da sua conta no Robinhood sem pagar um tostão por isso, sem contar que não há valores mínimos de depósito ou posicionamento. Ademais a proteção contra fraudes (SIPC Securities) tem cobertura de até meio milhão de dólares e a identidade de todos os usuários é verificada antes que eles comecem a utilizar o serviço – o que Facebook já deveria ter feito há muito tempo.
Para ser perfeita a Robinhood Financial só precisa adicionar a capacidade de aceitar cripto-moedas – como bitcoin, litecoin, dogecoin -, já que até entrega notificações e relatórios de ganhos, dividendos, splits com regularidade. Por ser membro da Financial Industry Regulatory Authority (FINRA) e da Securities Investor Protection Corporation (SIPC) ganhar mais público depende mais da manutenção da boa saúde da plataforma do que de qualquer inovação.
Estude o mercado, entenda a economia e leia todos os termos do contrato antes de começar a operar.
Conheça robinhood.com e acompanhem a história deles aqui no Tecno Veste.
O primeiro site da internet a explicar em profundidade como funciona esta startup promissora foi o Tecno Veste. Prestigie nosso conteúdo nas redes sociais e ouça nosso podcast.
Veja a outras Notícias Exclusivas primeiramente publicada no Tecno Veste antes de qualquer outro lugar do Mundo: Vagas para Desenvolvedores no Google Glass!
Um Comentário
Rafael Lopes
Amigos da Tecnoveste parabéns pela matéria pioneira no Brasil a respeito do Robinhood!
Recebi o convite do app mas não consegui cadastrar! É preciso realmente ser cidadão ou residente nos Estados Unidos para utilizar o programa não é?
Abraço
Augusto Figueiredo
Eai, Rafa. Tranquilo?
Que bom que gostou da nossa matéria.
Estamos preparando matérias exclusivas como esta.
Eu sei que é possível cadastrar, mas para utilizar efetivamente o App você precisa ter um Social Security Number, que é o equivalente do CPF nos EUA. Quando você manda as informações da sua identificação pessoal para eles, a equipe do Robinhood Financial faz uma verificação da autenticidade dos dados e autorizam o usuário.
Sacou?
Se liga com a gente nas redes sociais: @aug_fig e @tecnoveste
Você tem twitter?