Copa do Mundo de Robôs
O RoboCup 2016 é uma copa mundial entre robôs e discutirá inteligência artificial e robótica na forma de uma competição, colocando em exposição desafios e problemas que devam ser submetidos às tecnologia e metodologias na tentativa de solucioná-los. Sempre que falamos de robôs acaba-se, na maioria das vezes, abordando também sobre Inteligência Artificial, já que existe um esforço enorme na tentativa de utilizar robôs com características humanas, logo a forma de reagir e pensar também são consideradas.
Robocup é uma competição a nível mundial que se desenrola todos os anos. Visa o estudo e desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) e da Robótica, fornecendo desafios e problemas onde várias tecnologias e metodologias se podem combinar para obter os melhores resultados.
A Copa do Mundo de Robôs combina uma variedade de desafios interdisciplinares de: robótica, inteligência artificial, informática, bem como engenharia elétrica e mecânica, entre outras. Disciplinas de aplicativos adicionais, tais como robôs inteligentes como assistentes para missões de resgate, nos domicílios e na produção industrial foram adicionados durante os últimos anos. Mais de 500 equipes de 40 países com 3.500 participantes são esperados para competir na RoboCup 2016 em Leipzig.
Cada edição é constituída por duas partes essenciais: as competições e o simpósio. As competições, que serão de 30 de junho a 3 de julho, dividem-se em três grupos: RobocupSoccer, RobocupRescue e RobocupJunior. Sendo cada uma composta por várias ligas. No simpósio, que decorre após as competições, e acontecerá no dia 4 de julho, serão apresentados e discutidos trabalhos científicos da área. As equipes participantes nas competições têm por obrigação apresentar as soluções desenvolvidas e disponibilizar o seu trabalho, sendo esta uma forma de incentivar a contínua evolução de uma equipe, assim como o surgimento de novas equipes já com uma boa qualidade e expertise herdadas.
A Copa do Mundo de robôs combina uma variedade de desafios interdisciplinares de robótica, inteligência artificial, informática, bem como engenharia elétrica e mecânica, entre outros.
A primeira edição decorreu em 1997 em Nagoya no Japão, depois de se ter organizado um pré-Robocup em Osaka no Japão para identificar possíveis problemas e dificuldades na organização deste tipo de eventos a uma escala global. A iniciativa foi lançada pelo Dr. Hiroaki Kitano (Tóquio), um pesquisador na área da Inteligência Artificial que se tornou presidente e fundador da RoboCup Federation, com o objectivo de dinamizar a evolução da IA, em particular dos Sistemas Autônomos Multiagentes.
Abaixo pode-se clicar e acessar o site do evento, clique e visite o portal:
Veja uma demonstração de como vai ser o evento no vídeo abaixo:
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecno Veste - 1ª Semana de Julho | Tecnoveste