A consolidação da internet na vida cotidiana
Entretanto, usufruir de todos esses benefícios, de forma segura, exige a tomada de alguns cuidados e, para que isso aconteça, é necessário que o usuário tenha um conjunto de informações confiáveis sobre segurança na internet e os riscos a que se expõe ao navegar pela rede mundial de computadores. No entanto, um grande número de pessoas, inclusive adultos, ignora completamente os perigos. Alguns dos riscos estão ligados às possibilidades de acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos; páginas que incitam o ódio e o racismo; contato com pessoas mal-intencionadas; golpes financeiros; roubo de identidade para cometer crimes como, por exemplo, estelionato; pornografia infantil, dentro muitas terríveis possibilidades.
Cuidados urgentes
Uma das grandes “lendas” da internet e que contribuem para o aumento e a continuidade dos crimes, é a sensação de anonimato causada pelo mundo virtual. Ao estar na frente de um computador, sem a necessidade de se identificar, a pessoa pode se sentir segura para expressar e praticar grandes maldades. No entanto, ao se conectar, o próprio computador informa a identificação do local onde foi realizada a conexão. Outra situação bastante perigosa que cresce de importância nos últimos tempos é o tráfico de dados. Ao acessar a internet, cadastrar-se em uma rede social, o usuário passa a fornecer dados que as empresas podem utilizar de formas não muito transparentes. A empresa passa a ter seu nome completo, telefone, localização geográfica, preferências. Existe hoje um comércio ilegal de dados que movimenta muito dinheiro e eles podem ser usados em muitas situações.
Assim,
discutir a segurança da navegação na internet nos ambientes virtuais e, principalmente na escola de educação básica, é de fundamental importância na atualidade. Afinal, as crianças e adolescentes que hoje cursam esse nível de ensino são os chamados “nativos digitais” isto é, aqueles que nasceram e crescem com as tecnologias digitais presentes em suas vivências. Assim, para esses jovens, navegar pelo mundo virtual é algo natural, fazendo parte das atividades triviais.
Desta forma, é fundamental conhecer mais sobre a tecnologia e como ela afeta nossa vida cotidiana para podermos fazer um melhor uso dela. Discutir e explicitar essas situações para e com as crianças e adolescentes é também primordial, pois eles estão nas faixas etárias de construção e de consolidação da responsabilidade, tão necessária para se viver em sociedade. Essa responsabilidade também deve existir para que eles não se acostumem a se esconder no anonimato da rede. É necessário que eles tenham a consciência de que o ambiente não é’”virtual”, ele existe de fato e qualquer ação nele traz consequências como as que ocorrem no mundo “real”! Exemplo claro: ao realizar uma compra qualquer em um ambiente virtual, ele será enviado para o seu endereço e você realizará o pagamento dele. Quer algo mais real que isso?
Desta forma, é necessário que na internet o usuário tenha os mesmos cuidados exigidos na vida física: a prevenção para os perigos deve ser uma rotina. É necessário possuir informações para realizar compras, não fornecer voluntariamente dados que podem trazer prejuízos e confirmar a veracidade de uma informação recebida, antes de repassá-la, para evitar as temíveis fake news, que tantos problemas têm trazido para as vidas pessoais e para a sociedade como um todo.