Esse post é para cada um de vocês que está disposto a ser a mudança.
Todo mundo está surtando por causa do coronavírus. As pessoas não entendem o que é pandemia, e acham que todo mundo vai morrer.
Até a cantora americana Cardi B está um pouco ansiosa com isso.
Mas o nome pandemia quer dizer que a covid-19 (a doença causada pelo coronavírus) é uma doença infecciosa que se espalha rapidamente por muitos lugares. Não quer dizer que vamos todos morrer, nem nada disso. É uma doença para tomarmos cuidado, mas que podemos superar!
Se você tem lido sobre o assunto já sabe que o coronavírus é perigoso principalmente para os grupos de risco (idosos e pessoas com o sistema imunológico deficiente). Já sabe que apesar dos mais jovens e saudáveis correrem menos risco, espalham a doença da mesma maneira – por isso é importante permanecer em isolamento sempre que possível. Também já sabe que a prevenção e contenção é para não inflar os hospitais com pessoas que não vão conseguir ser atendidas a tempo. Se você gostaria de saber um pouco mais sobre isso, dá uma conferida nesse vídeo do Átila Iamarino, cientista especialista em virologia:
Ok, mas e agora? O que fazer?
Além de lavar as mãos, evitar contatos sociais e manter seu sistema imunológico bem, você pode ser a mudança. Ser o ponto forte, que mantém a calma. Ser a pessoa que combate fake news e espalha a verdade.
O que gera o medo é a falta de conhecimento – as pessoas acham que se tiverem contato com o vírus vão morrer. Use seu privilégio do conhecimento e explique por que a doença é perigosa, a importância da prevenção, como podemos agir dentro da realidade de cada um e porque é importante manter a calma.
A ansiedade e o pânico não geram apenas desordem em supermercados e farmácias – elas deixam nosso sistema imunológico mais fraco e suscetível à diversas doenças. É importante saber os riscos e seguir as medidas de prevenção, mas mantendo a calma.
Então, antes de qualquer coisa cuide de si mesmo, você já sabe como a doença funciona. Não fique assistindo programas sensacionalistas na TV, busque informação em imprensa confiável e com cientistas da área. Use técnicas de relaxamento – respire conscientemente e medite. Se precisar, busque ajuda profissional, mesmo! Um bom terapeuta faz milagres! A partir daí fica mais fácil de ajudar a sua família e seus amigos.
Só conseguimos oferecer o que já temos. Não dá para apoiar as pessoas que você ama se você estiver surtando. Mantenha a calma, se informe, cuide da sua saúde mental – aí você estará preparado para ajudar os outros!
Seja a mudança. Compartilhe o que se sabe com sua família e amigos, como os vídeos do Átila Iamarino do YouTube, sempre com material fresquinho. Ajude alguém do grupo de risco como puder (fazendo a compra do supermercado para eles, por exemplo). Ligue e mande mensagens para as pessoas que você ama, para ter certeza que está tudo bem. Lembre-se que estamos em um momento de pacto social – o que você faz e compartilha, influencia a vida dos outros. Fique firme! Não é sobre ser positivo – é sobre cuidar de si mesmo e da sociedade que vivemos.