Se você tem uma loja online de tênis ou qualquer outro segmento, com certeza um dos seus principais objetivos é aparecer nas primeiras posições das buscas do Google. No entanto, dada a grande concorrência que existe, isto torna-se cada vez mais difícil e é necessário muito mais trabalho de SEO para e-commerce. Por isso, neste post vamos falar sobre as técnicas que você pode realizar para subir de posição no buscador favorito dos consumidores. Continue lendo!
Como fazer SEO para e-commerce?
Talvez quando você começou no mundo online, você não sabia do que as pessoas falavam quando diziam frases como “SEO precisa ser otimizado” ou “preciso melhorar o posicionamento do meu site”. Agora, temos a certeza que já faz parte do seu dia a dia e que tanto o seu site quanto o seu blog corporativo foram pensados para tirar o máximo proveito do SEO.
As lojas online não são exceção e da mesma forma que segue o mesmo padrão para estruturar o conteúdo das suas redes sociais ou do seu site, deve fazer o mesmo com a sua loja de comércio eletrônico.
A diferença entre fazer e não fazer SEO para e-commerce se traduz em mais ou menos vendas porque, se você não aparecer no Google, os usuários não te encontram e não compram seus produtos. Então mãos à obra!
Faça uma pesquisa por palavra-chave
Se você realizou um estudo de palavras-chave em seu blog ou site, neste caso você deve fazer o mesmo. Experimente utilizar ferramentas como o KeySearch ou o planejador de palavras-chave do Google para saber quais palavras-chave seus produtos são buscados e assim otimizar o SEO do seu e-commerce.
Por exemplo, se você vende tênis masculinos e femininos, na categoria “tênis femininos& #8221;, você deve saber quais palavras-chave esses produtos estão sendo pesquisados. Pode ser com palavras como “tênis femininos”, “tênis nike femininos” ou ainda “tênis coloridos para mulheres” ou “tênis femininos baratos”.
Dependendo dos resultados que surjam em seu estudo, você dará preferência a algumas palavras-chave ou outras.
Neste ponto é importante ressaltar que, sendo uma loja, em cada produto você pode utilizar mais um tipo de palavra-chave do que outro e se posicionar de formas diferentes. Por cores, tipo de tecido…
Além disso, também é uma boa ideia estudar a concorrência, para saber quais palavras funcionam melhor para eles, qual é a sua autoridade na web (e assim saber quanto vai custar para você se posicionar para as mesmas palavras-chave) e detectar nichos que não estão funcionando para incluí-los em sua estratégia de e-commerce. Uma boa ferramenta para isso é o SEMrush.
Lembre-se que um alto volume de buscas é importante, mas também é importante se posicionar para palavras-chave bem mais específicas, mesmo que o número de buscas seja menor (a cauda longa). Neste tipo de palavras-chave é mais fácil posicionar-se e ficas mais próximo dos consumidores que pretendem um tipo de artigo muito específico.
Categorias de produtos e descrições de itens são essenciais
Já lhe aconteceu que quando procura um artigo específico, encontra a mesma descrição em todas as lojas online? Este é um ponto a seu favor, se você souber aproveitá-lo.
A maioria dos textos de e-commerce não funciona bem e cai no erro de usar apenas o texto fornecido pelo fabricante. Grande erro, pois o Google entende que é um conteúdo duplicado e não o posiciona bem.
O que você deve fazer então? Antes de mais nada, adicione bons textos descritivos nas categorias, de no mínimo 300 palavras e dando uma olhada no que o fabricante te envia. Você pode falar de forma geral sobre o que os usuários encontrarão naquela categoria, a alta qualidade dos materiais, o compromisso que sua empresa tem de oferecer sempre o melhor… e não se esqueça de incluir palavras-chave e um subtítulo.
A mesma coisa acontece com os produtos. Não fique apenas com uma breve descrição do que é o item. Se forem sapatos, pode falar como combinam com determinados modelos, dicas de limpeza, características específicas desses sapatos… e incorporar fotos de qualidade, legendas…
Dê uma olhada nos produtos que a concorrência tem e não escreva exatamente a mesma coisa!
Use o gancho de produtos relacionados ou comentários de clientes
Outra das técnicas de SEO para e-commerce que você não deve esquecer é adicionar um espaço reservado para produtos relacionados que outros clientes pesquisaram e até mesmo uma seção de avaliações, que sempre transmite confiança aos novos compradores.
Desta forma, não só fideliza e cria a necessidade de adquirir novos artigos, como completa o conteúdo, antecipa as suas necessidades e aumenta a imagem da marca.
Além disso, os produtos relacionados ainda são links internos para outras páginas da web, com as quais você está fortalecendo o restante das seções do seu e-commerce.
Monitore a velocidade de carregamento (WPO)
Se não quer que os seus futuros clientes acabem por abandonar a sua loja online porque o tempo de carregamento é elevado, certifique-se de que a página pode ser visualizada na totalidade em, no máximo, cinco segundos.
Você pode medir a velocidade de carregamento com o Google Page Speed Insights. A partir de uma pontuação maior que 85, você pode considerar que seu WPO está correto. Além disso, esta ferramenta também te dá dicas para aumentar a performance do seu site.
Um dos fatores que mais influenciam no tempo de carregamento é a hospedagem onde sua loja está hospedada. Portanto, é sempre uma boa ideia investir em um servidor de qualidade.
O que você achou dessas dicas de SEO para e-commerce? Pronto para aumentar seu posicionamento?