O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o SESI (Serviço Social da Indústria) lançaram no início de setembro Complexo SE – SESI SENAI Para o Futuro, uma iniciativa voltado para a inovação em Brasília. A estimativa de investimento é do montante de R$ 500 milhões no projeto, que inclui edificações e acervo que ficarão prontos até 2021 na região sul de Brasília.
O projeto prevê vários ambientes, como um Museu de Arte, Ciência e Tecnologia da Indústria, que será aberto ao público; um centro de convenções, a Universidade Corporativa do Sistema Indústria (Unindústria), a sede da coordenação da rede dos Institutos de Inovação do SENAI e dos Centros de Inovação do SESI, além de um ambiente para desenvolvimento de novas tecnologias educacionais. O Museu de Experimentar a Arte, a Ciência e a Tecnologia da Indústria e o centro de convenções também vão contribuir para aproximar os temas da indústria com a sociedade.
A Universidade Corporativa será centralizada no novo complexo e terá cursos de educação presencial e à distância para a formação de profissionais com alto desempenho para o Sistema Indústria. O empreendimento ainda terá um ambiente de excelência no treinamento dos jovens brasileiros em competições internacionais, como a WordSkills.
As instalações do SE – SESI SENAI Para o Futuro ocuparão uma área de 85 mil m² no bairro planejado de Alphaville, na Capital Federal. O complexo vai atuar em eixos que abrangem a busca por inovação, o diálogo com os empresários industriais, a qualificação dos funcionários do Sistema Indústria e interação com a sociedade.
Também será um reduto de apoio aos 28 setores da indústria da economia do Distrito Federal e entorno, por isso a participação de empreendedores e empresários no seu processo de criação é importantíssimo para que possam ser definidas as áreas de prioridade e de interesse estratégico. Além disso, os espaços criados vão apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias, competências técnicas e metodologias avançadas para a indústria.