O Skeelo, plataforma de ebooks e audiobooks, é apontado como o terceiro aplicativo com biblioteca virtual mais usado no Brasil para leitura de livros digitais, segundo o estudo divulgado em dezembro pelo Panorama Mobile Time/Opinion Box.
A pesquisa sobre o uso de aplicativos no país constatou que 44% dos brasileiros que têm smartphones já leram pelo menos um livro no aparelho eletrônico e citam o Skeelo entre os principais apps com diversos ebooks. O hábito da leitura digital é mais comum entre os jovens de 16 a 29 anos, o que representa 55% desse total, sendo que as pessoas entre 30 e 49 anos somam 44% e os que têm 50 anos ou mais formam 28%.
O levantamento confirma a importância do celular como uma ferramenta de conhecimento e reforça o propósito do Skeelo. “O smartphone hoje é o principal caminho que temos para democratizar o acesso ao conhecimento. É por isso que temos parceria com todas as operadoras de telefonia móvel e banda larga e até empresas de serviços. Acreditamos que o celular é e será mais ainda o principal instrumento para todos que buscam cultura e aprendizado”, explica Rodrigo Meinberg, CEO da plataforma de ebooks e audiobooks.
Mas não é só o hábito da leitura digital que está crescendo. O próprio mercado editorial tem visto uma mudança positiva no comportamento do brasileiro desde o começo da pandemia. Segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), em 2021 foram vendidos 49,6 milhões de livros, gerando uma receita de dois bilhões de reais, 33% a mais do que no ano anterior. O mesmo levantamento também revela um aumento de 11% no número de títulos publicados em relação a 2020.
Outro ponto importante é a variedade de gêneros procurados na hora da leitura, que vai desde autoajuda até ficção, inclusive o ranking dos mais lidos em 2021 comprova isso. Os títulos mais buscados no app Skeelo são: ‘Mais Esperto Que O Diabo’ de Napoleon Hill (Editora Citadel), ‘O Poder Da Autorresponsabilidade’ do autor Paulo Vieira (Editora Gente), ‘Mil Beijos De Garoto’ de Tillie Cole (Editora Outro Planeta), ‘A Felicidade É Inútil’ do filósofo Clóvis de Barros Filho (Editora Citadel), ‘Escravidão’ (Volume I) escrito por Laurentino Gomes (Editora Globo), ‘Não Aguento Mais’ do Padre Alessandro Campos (Editora Principium) e ‘A Garota Do Lago’ de Charlie Donlea (Faro Editorial).
A mudança no hábito de leitura do brasileiro e os 170 milhões de usuários alcançados pelo Skeelo reforçam que esse novo modelo no consumo de livros digitais é uma tendência cada vez mais presente. Por esse olhar futurista, a marca lançada em 2019 já é reconhecida por inovação pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e pelo Brazilian Publishers, o que levou o Skeelo a participar da Feira do Livro de Frankfurt, a maior do segmento editorial mundial, realizada em 2021.
7 obras de ficção científica para ler ou ouvir no Dia do Orgulho Nerd
A data tem como objetivo pegar esta palavra, ‘nerd’, e retirar dela o contexto negativo que carregou por muito tempo, permitindo que a comunidade demonstre seus interesses sem o medo do julgamento e com orgulho. Como disse o famoso autor John Green: “Quando as pessoas chamam alguém de nerd, estão dizendo principalmente ‘você gosta de coisas’, o que não é um bom insulto de modo algum. Tipo, você é entusiasmado demais sobre o milagre da consciência humana.”
O sucesso e fama que o conteúdo geek tem conquistado nos últimos anos, principalmente no cinema, também abriu diversidade para esta comunidade numa velocidade surpreendente, que inclui homens ou mulheres de diferentes faixas etárias e monetárias, de orientações sexuais variadas, assim como raças, etnias e credos. Além disto, a disposição dos criadores deste conteúdo de se tornarem cada vez mais inclusivas a um público antes sem representatividade, contribui para que mais fãs participem da comemoração.
Voltando ao começo de tudo, aos livros nos quais muitas das obras de ficção científica são baseadas, algumas chegando até a indicações do Oscar, o aplicativo Skeelo recomenda 7 títulos disponíveis na plataforma:
- Duna, de Frank Herbert
- Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne
- 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke
- Frankenstein, de Mary Shelley
- Planeta dos macacos, de Pierre Boulle
- A guerra dos mundos, de H. G. Wells
- O Melhor de H.P. Lovecraft, H. P. Lovecraft
Referência para os apaixonados pelo gênero do horror e mistério, Lovecraft influenciou uma geração inteira de escritores, cineastas, músicos e diversos artistas. Suas histórias são de fazer arrepiar e transbordam o lado mais sombrio e brilhante da literatura, numa combinação de horror cósmico e ficção científica. A coletânea de luxo trazida aos leitores pela Editora Excelsior, traz em edição inédita os cinco principais contos do mestre do horror do século XX: “O chamado de Cthulhu”, “A sombra em Innsmouth”, “Dagon”, “A cor vinda do espaço” e “Cão de caça”.
Para conferir esses e outros títulos acesse o Skeelo pelo site https://skeelo.app/. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android, além de permitir completa interação com os sistemas Apple Watch, CarPlay e Android Auto.