Lançado em agosto de 2013 por Stewart Butterfield, Eric Costello, Cal Henderson, and Serguei Mourachov o Slack chegou como um software de colaboração e integração entre equipes no ambiente de trabalho, mas sua história começou muito antes da plataforma de sucesso que conhecemos hoje.
Em 2009, a então Tiny Speck. Inc (2009-2012) fundada em Vancouver, Canada estava desenvolvendo seu primeiro jogo Glitch, que depois de uma série de problemas foi descontinuado do mercado. No entanto, enquanto estavam fazendo o jogo os criadores da companhia desenvolveram uma ferramenta de comunicação interna que se tornou queridinha por todos que participaram do projeto e decidiram investir na ideia.
Arrecadaram $ 17 milhões de dólares de Andreessen Horowitz, Accel Partners e The Social+Capital Partnership, lançaram o app e mudaram o nome da empresa para Slack Technologies. O nome é um acrônimo para: “Searchable Log of All Conversation and Knowledge” (registro pesquisável de todas as conversas e conhecimento, em tradução livre). Desde então a companhia tem estado numa reta crescente de expansão e sucesso!
Certo, mas como ele funciona? O Slack é uma ferramenta para incrementar a vida profissional, aumentar a produtividade e facilitar a comunicação interna da companhia, substituindo os famosos e temidos e-mails corporativos que abarrotam caixas de mensagem e consumem bastante tempo. Ele conta primeiramente com times, que serão os grupos de comunicação que você deseja conectar, sendo que você pode criar mais de 1 para áreas específicas. Dentro dos times você pode criar também os canais, com os assuntos de interesse que deseja compartilhar com o grupo (todo, ou só com alguns membros específicos).
E além disso, ainda se pode mandar mensagens diretas num chat privado, evitando que se tenha que recorrer a outros aplicativos que são de uso mais pessoal. No novo mundo corporativo, onde as barreiras de trabalho estão tão flexíveis ao ponto de freelancers se sentirem incapazes de separar a vida profissional da pessoal, esse meio de comunicação pode ser extremamente útil para a organização mental e do trabalho!
Apesar da vida curta, ela já conta com inscritos desde start-ups começando seus projetos até empresas unicórnio (avaliadas em mais de $ 1 bilhão de dólares) como Starbucks, AirBnB, BBC, Panasonic, The New York Times, 21st Century Fox e até mesmo times de desenvolvimento da NASA! Ele oferece as funcionalidades grátis e pagas, mas em qualquer uma das modalidades, ele com certeza irá fazer uma grande diferença na relação do seu time profissional!