1958 – ARPA: Nasce a ARPA, Advanced Research Project Agency – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada, a avó da internet, com o objetivo de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.
1962 – ARPANet: Nasce a ARPANet,Advanced Research Projects Agency Network – Rede de agências para projetos de pesquisas avançadas, a precursora da internet. JCR Licklider torna-se chefe da DARPA, Defense Advanced Research Projects Agency – Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa, criando uma rede mundial com o objetivo de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico com fins estratégicos militares.
1969 – Primeiro Servidor: um ponto de interseção de dados, o primeiro nó começou a funcionar na Universidade de Los Angeles.
1970 – Internet: Nasce uma palavra nova: Internet. Vint Cerf é considerado a primeira pessoa a cunhar o termo “internet”.
1971 – E-Mail: Ray Tomlinson, da empresa BBN, idealiza um programa de correio eletrônico para enviar mensagens através da rede.
1972 – Vírus: Robert Thomas Morris é considerado o autor do primeiro bug da internet. De repente, nas telas de todos os IBM 360, começa a aparecer uma mensagem: “I’m a creeper… catch me, if you can!” – “Sou uma trepadeira, agarrem-me se puderem”. Com isso surgiu o primeiro programa de antivírus que ganhou um nome de acordo: Reaper – Ceifeiro.
1974 – TCP/IP: Vint Cerf e Bob Kahn criam o TCP (transmission control protocol – protocolo de controle de transmissão) que se tornou o núcleo da internet.
1976 – Ethernet: Dr Robert Metcalfe inventou a ethernet, os cabos coaxiais que transportam rapidamente os dados.
1978 – Spam: Gary Thuerk enviou o primeiro e-mail de spam para 400 usuários da ARPANet anunciando sua nova linha de microcomputadores.
1984 – .COM: Dr Jon Postel descreve sua idéia para “.com”, “.org”, “.gov”, “.edu” e “.mil” numa série de folhetos publicados pela Força Tarefa de Engenharia da Internet.
1986 – WAN: Steve Wolff assume a fundação nacional de ciência e cria a WAN (Wide Area Network – Rede de longa distância), que conecta as LAN’s (Local Area Network – Rede Local) em rede.
1987 – GIF: A Compuserve, acidentalmente, lança a imagem GIF (Graphics Interchange Format – formato para intercâmbio de gráficos).
1988 – IRC: Todos no chat. Jarkko Oikarinen desenvolve o IRC (Internet Relay Chat – Conversas na Internet, tradução livre), um programa que permite conversar on-line.
1989 – Provedor: The Worls, o primeiro provedor de serviço de internet (ISP -Internet Service Provider) a oferecer conexão com a internet Dial-Up (conexão a uma rede ou à Internet usando um dispositivo que utiliza a rede telefônica).
1998 – Busca: Archie foi o primeiro sistema de buscas foi oferecido pela Universidade McGill.
1991 – Fapesp: A internet chega ao Brasil pela Fapesp. É a primeira conexão no Brasil, realizada pelos pesquisadores Joseph Moussa, Alberto Gomide e Demi Getschko.
1992 – WEB:Lançada a World Widw Web (WWW ou Grande Rede Mundial). A CERN (Corporation for Education and Research Network – Corporação de Educação e Rede de Investigação) foi a responsável por este lançamento.
1993 – Navegador: Marc Andreessen, NCSA e a Universidade de Illinois desenvolveram o “Mosaic for X”, uma interface gráfica para a World Wide Web que se tornou bastante popular.
1994 – e-Commerce: Pizza Hut passa a receber pedidos através de seu site.
1994 – Brasil: Chegada oficial da Internet no Brasil. A Embratel começa a oferecer o serviço de acesso e marca o início da rede comercial no país.
1995 – CBI: Nasce o Comitê Gestor da Internet (CGI), que tem sob sua responsabilidade o controle de emissão de registros .BR.
1995 – Busca: Jerry Yang e David Filo criam listas de seus sites preferidos e os dividem em categorias e, sem querer, desenvolvem o sistema de busca mais bem sucedido dos primeiros tempos: Yahoo!
1998 – Busca: Larry Page e Sergey Brin fundam a Google Inc, a empresa criadora do maior sistema de busca da internet.
1999 – Wi-Fi: A tecnologia de redes sem fio é padronizada.
2000 – Crise: A bolha da internet falou drasticamente depois de um pico de 5.048,62 da NASDAQ.
2001 – Wiki: Jimbo Wales, com ajuda de Larry Sanger, inicia o projeto de uma enciclopédia livre e poliglota baseada na colaboração, que se tornará a mais gigantesca da história. Nasce a Wikipédia.
2013 – Usuários: O número de internautas no Brasil supera 100 milhões.