Enquanto usuária e amante das redes sociais, atualmente vivo me surpreendendo em como as informações são divulgadas rapidamente e em como ela nos afetam, e a quem nos cerca, em nosso dia a dia. Volta e meia recebo mensagens interessantes e, cada vez mais, tenho percebido a importância em interagir com meus seguidores, tanto para mim, quanto para eles. Neste sentido, esta semana tive uma surpresa bastante agradável ao interagir com meus seguidores no meu perfil pessoal do instagram.
Um dos meus seguidores viu uma foto do meu barzinho da sala de estar de minha residência. A foto foi postada nos meus stories e ele observou que aprecio vinhos. Essa era, até uma informação até então bem pessoal, visto que apenas os amigos mais próximos sabiam que eu gosto de beber vinhos. Fiquei surpresa sobre como uma foto pode mostrar mais sobre você do que você imagina. E, ao ver esta foto, ele resolveu me perguntar no privado sobre que tipo de sugestões eu lhe daria para apreciar um bom vinho suave. Perguntei a ele qual seria o acompanhamento comestível para apreciar com o vinho e ele me respondeu que seria uma massa.
Sem saber, ele me deu uma ideia sobre algo que eu sempre quis fazer mas, confesso, ficava tímida: gravar vídeos sobre coisas que gosto, mostrando um pouco mais de mim para meus seguidores. Então aproveitei que vinhos fazem parte do conjunto de coisas que gosto e que me inspiram para tomar coragem para fazer a gravação do vídeo. Aproveitei também para gravar um vídeo dando dicas de aplicativos que uso (spoiller alert: o meu preferido é o Vivino) para aprender mais sobre vinhos, com dicas e que propõe a organização de uma galeria de fotos dos vinhos que você já apreciou, os que ainda quer apreciar, ao mesmo tempo em que interage com outros apreciadores de vinhos que estão ao redor do mundo.
Fiz um vídeo sugerindo duas opções de massa: uma com molho branco incrementado com queijos e outra com molho vermelho à base de tomates, incrementado com carne. Para cada um dos dois tipos de molho, falei sobre os tipos de uva que seriam mais interessantes saborear. Por exemplo, queijo combina bem com a uva Chardonnay e tomate combina bem com a uva Pinot Noir e se for acompanhado com carne, por que não tentar a uva Cabernet Sauvignon e a Merlot?
Dentro deste contexto, como meus seguidores são em sua maioria estudantes, professores e meus amigos, optei por sugerir algumas propostas de vinhos acessíveis, que apresentassem preços relativamente populares, tais como o brasileiro Aurora que já ganhou destaque a nível mundial e o chileno Concha y Toro. Eu costumo apreciar bastante e, como morei na Inglaterra durante dois anos, aproveitei que os preços de importados por lá eram bastante acessíveis e me aventurei neste universo incrível que é o da degustação de vinhos.
Sei que ajudei muitos dos meus seguidores com algumas dúvidas sobre vinhos porque recebi várias mensagens motivadoras e, uma delas, inclusive, me pediu pra falar mais sobre este assunto e outra pediu que criasse um destaque e salvasse os vídeos sobre dicas de consumo de vinhos. E quero pontuar que foi uma experiência incrível poder interagir com tanta gente. De longe, foi a sequência de stories em que obtive maior taxa de engajamento.
Ahh…caso você esteja começando a aprender apreciar vinhos e tenha interesse em aprender um pouco mais sobre vinhos, este texto contém alguns links interessantes que valem a pena ser visitados. Boa leitura e até a próxima!