“Em um mundo dividido em dois por uma barreira maciça de escuridão perpétua, onde criaturas sobrenaturais festejam em carne humana, uma jovem soldada descobre um poder que pode finalmente unir seu país. Mas enquanto ela luta para aprimorar seu poder, forças perigosas tramam contra ela. Bandidos, ladrões, assassinos e santos estão em guerra agora, e será preciso mais do que mágica para sobreviver.”
A Netflix vem confirmando diversas adaptações de livros e eu, como uma booklover, não estou nem um pouco triste!
A escolhida da vez foi “Sombra e Ossos” da israelita Leigh Bardugo, que já está confirmada para lançar na plataforma no dia 23 de Abril. A série será formada por 8 episódios e as gravações, feitas principalmente em Budapeste, terminaram em Fevereiro de 2020. O elenco já foi confirmado e o Instagram da própria série( @shadowandbone ) e da Leigh( @lbardugo ) estão cheios de mimos!
Clicando aqui você pode ver um vídeo muito fofo gravado pelo elenco em 28 de Fevereiro do ano passado, quando acabaram as gravações.
O elenco principal inclui Ben Barnes que atuou como Príncipe Caspian em “As Crônicas de Nárnia” e agora poderá ser chamado de General Kirigan ou Darkling. Também temos Jesse Mei Li como Alina Starkov, Archie Renaux como Mal Oretsev, Amita Suman como Inej Ghafa, Kit Yung como Jesper Fahey e por fim Freddie Carter como o nosso queridinho Kaz Brekker.
Como recorrentes estrelarão Danielle Galligan como Nina Zenik, Daisy Head como Genya Safin, Sujaya Dasgupta como Zoya Nazyalensky, Simon Sears como Ivan, Julian Kostov como Fedyor Kaminsky, Calahan Skogman como Matthias Helvar, Zoë Wanamaker como Baghra, Kevin Eldon como The Apparat, Luke Pasqualino como David Kostyk, Jasmine Blackborow como Marie, Gabrielle Brooks como Nadia Zhabin.
Alguns leitores ficaram confusos com a falta de nomes de alguns personagens como Nikolai Lantsov e Wylan Van Eck, porém, infelizmente, Leigh confirmou que eles não estarão na primeira temporada da série.
Outra coisa, foi a mistura da Trilogia Grisha e a Doulogia Ketterdam. Ben Barnes falou o seguinte sobre isso: “O show será 50/50 entre a Trilogia Sombra e Ossos e a Duologia Six of Crows, misturando personagens de diferentes linhas do tempo. [..] A razão pelo qual os livros estão misturados é porque Sombra e Ossos parece um pouco mais com ficção juvenil, inclina-se um pouco mais ao jovens e é uma fantasia mais direta. É como ‘Harry Potter’ e ‘Anna Karenina’ misturados juntos. Já Six of Crows é mais sobre o roubo, mais parecido com ‘Peaky Blinders’ e ‘Onze homens e um segredo’. Então, o tom fica e algum lugar no meio, e eu acho que é potencialmente muito emocionante.”
Muitos fãs estão receosos com a mistura de livros ,porém estamos todos muito animados para a adaptação, tendo a própria Leigh Bardugo, bem como Pouya Shahbazian, Dan Levine, Dan Cohen e Josh Barry como produtores executivos e o produtor de “Bird Box”, Eric Heisserer, como showrunner.
Agora, para aqueles que não estão entendo muito bem, me deixe explicar o “Grishaverso”.
O “Grishaverso” é o universo onde a Trilogia Grisha e as Duologias Ketterdam e Nikolai se passam.
A Trilogia Grisha foi lançada em 2012,sendo o primeiro livro “Sombra e Ossos” lançado em 2013 aqui no Brasil pela editora Guttenberg, o segundo “ Sol e Tormenta” em 2014 e o último “Ruína e Ascensão” em 2015, também pela Guttenberg. O romance é narrado por Alina Starkov, uma adolescente órfã que cresceu em Ravka, terra de inspiração da Rússia, antes de toda a sua vida mudar depois, inesperadamente, através de um poder que ela nunca soube que tinha para salvar seu melhor amigo.
A Duologia Ketterdam foi lançada em 2016 no Brasil, começando por “Six of Crows: Sangue e Mentiras” e acabando em 2017 com “Crooked Kingdom: Vingança e Redenção”, lançados pela Guttenberg. Os livros se passam dois anos após “Ruína e Ascensão” e são um spin-off de “Sombra e Ossos”.
A Duologia Nikolai foi lançanda em 2019 com “King of Scars” (“Rei das Cicatrizes” como tradução literal), porém ainda não chegou no Brasil e o segundo livro “Rule of Wolves” (“Regra dos Lobos”) está na pré-venda nos EUA e no Reino Unido. A Duologia conta sobre o nosso amado Nikolai Lantsov, o Rei de Ravka, e se passa depois dos outros livros citados acima.
Eu recomendo muito que leiam os livros, começando por “Sombra e Ossos” e que vejam a série quando for lançada. Porque parece estar incrível e, inclusive, sugiro que você confira aqui o teaser postado na conta oficial da série no Instagram.
Se você chegou até aqui,recomendo que assista também esse trailer postado hoje, 26/02, mas atenção aos fãs dos livros, porque eu por exemplo tive que me segurar para não sair correndo depois de ver o vídeo.