Com certeza você já deve ter visto um Spin-off ou Crossover ao assistir algo, mas você sabe o que são esses recursos? Aqui abordaremos sobre esses dois elementos que são muito importantes nas produções audiovisuais!
Significado dos termos
Spin-off: Termo popularizado no meio empresarial que também acabou por ser adotado pelo meio do entretenimento. Baseia-se no lançamento de um produto ou negócio derivado de uma empresa ou produção existente.
Crossover: Produto formado por cruzamentos de ideias e contextos, afim de agregar e expandir a gama de possibilidades presentes em dois ou mais conteúdos.
Como são usados?
Em outros textos postados aqui no Portal da Tecnoveste, falamos sobre recursos fundamentais para a existência e continuidade do entretenimento audiovisual. Cada iniciativa tem seus motivos que variam entre publicidade, administrativo e desenvolvimento da arte trabalhada.
Os Spin-offs são considerados a forma mais popular de continuar contando sobre universos apresentados na história-chefe (ou origem). Em geral, estão relacionados com publicidade e administrativo, já que servem como pretexto para continuar lucrando com uma marca estabelecida. Consistem em utilizar personagens e ambientações da história original, inspirando na estrutura chefe, criando projetos com objetivo de duração extensa.
Os Crossovers tem a função de fazer o que chamamos de “Fan-service”, que é em síntese, entregar o que os fãs querem. Eles existem na medida que as histórias de dois ou mais filmes ou séries, se cruzam. É muito comum com produções envolvendo heróis. Diferente do Spin-off, essa abordagem tem duração de curto prazo, pois as interações giram em torno de 1 a 3 episódios (séries) ou poucos minutos (filmes), salvo excessões como os longas da Disney, por exemplo, que tem o Crossover do início ao fim da exibição.
Receita do sucesso
Apesar de ter estudos acerca de público e receitas gordas, muitos projetos envolvendo Spin-offs e Crossovers não vingam. Acontece bastante da história-chefe fazer sucesso tremendo e isso empolga os Produtores Executivos, a ponto de encomendarem continuações ou fusão de ideias.
A realidade é que poucos produtos conseguem avançar no mercado. Exemplos como Fear The Walking Dead (2015), Better Call Saul (2015), Legacies (2018) são os poucos que tiveram forças para continuar. Um grande exemplo de desastre é a série derivada de Friends, chamada Joey (2004), que pegou o personagem título, mas não passou de duas temporadas, sendo um desastre de crítica e audiência.
Com relação aos Crossovers, quem tem se saído bem no universo das séries é a Warner, detentora dos direitos de adaptação da DC Comics para TV. Ela tem promovido encontros positivos entre séries como Flash (2014), Arrow (2012) e Supergirl (2015). A Disney também não ficou para trás, porque investiu em peso nos filmes com os Vingadores (2012).
Conte para a gente seu Spin-off e Crossover favoritos nos comentários abaixo!