O público que não atua na área do Direito enfrenta um desafio ao ler um documento jurídico: entender de maneira clara o que está lendo. O “Legal Design” é o conceito de apresentar visualmente as informações de um documento de maneira a facilitar a todos o entendimento do seu conteúdo, e é isso que a startup brasileira Bits Academy faz.
A competitividade do mercado atual exige agilidade e clareza, por isso, liderada pelas empresas de tecnologia, há uma revolução em andamento para que serviços, produtos e os contratos que os circundam sejam prestados de maneira cada vez mais eficiente. Nesse sentido, oferecer uma boa experiência do usuário (user experience) não é apenas um diferencial, mas uma necessidade.
A mera eliminação do juridiquês – exigido nas décadas anteriores – não é mais suficiente, é preciso oferecer um serviço jurídico à altura da celeridade com que se move o mundo dos negócios. Assim, advogados e servidores públicos têm-se permitido inovar; de um lado, produzindo documentos visualmente mais agradáveis, do outro, não criando empecilhos a inovações tão benéficas.
Legal design ou visual law significa a implementação de recursos de visuais, de design, diagramação e gráficos para que documentos jurídicos sejam mais facilmente entendido por especialistas e leigos.
A Bits Academy ganhou, em 2021, o prêmio 100 Open Startups como EdTech (education technology), por ser considerada uma boa oportunidade de investimento e parceira de grandes corporações no quesito inovação aberta. No mesmo ano ficou entre 10 finalistas do Startup Awards na categoria Startup Revelação e participou do programa de televisão Shark Tank recebendo aporte da investidora Carol Paiffer.
A Bits Academy, sob a liderança de Erik Fontenele Nybo, desenvolveu o primeiro software de legal design do Brasil, permitindo a criação facilitada de documentos com recursos documentos com recursos de design. Além de ser possível transformar documentos antigos com formação predominantemente textual em peças de apresentação, é mantida formalidade necessária ao ambiente jurídico, mas amplificado o apelo visual e detalhamento estatístico.
Aumentando a produtividade de quem o produz, viabilizando a acessibilidade de o lê e mantendo a sustentabilidade de um fluxo de trabalho inteligente, o que a Bits Academy faz está alinhado com o que há de mais atual e inteligente no mercado em termos de negócios. Todo mundo sai ganhando quando tanto o nível de interpretação e absorção do conteúdo são melhorados, quanto o tempo para produzi-los é diminuído.
Pesquisa feita pela Bits com 450 pessoas verificou diferença que há na atenção de leitura . Os pontos coloridos sugerem o aumento no grau de atenção e leitura do documento que contém elementos de design e experiência do usuário (UX).
Benefícios do Legal Design
- Menor número de idas e vindas na negociação de contratos
- Diminuição de dúvidas em relação ao conteúdo de um documento
- Menos pedidos de edições nos documentos
- Um menor ciclo de vendas e maior taxa de conversão em documentos comerciais
- Uma maior taxa de sucesso em ações no judiciário
- Dentre diversos outros benefícios
Além de disponibilizar a plataforma de criação de documentos, a Bits Academy ainda oferece um curso de treinamento em conceituação, aplicação e produção de Visual Law, o Legal Design Pass. Por menos de R$ 100 por mês, você pode aprender ou qualificar a sua equipe para dar um diferencial a mais à sua empresa diante das necessidades preementes do mercado.
Veja as empresas brasileiras que já reconheceram a importância do legal design na condução dos seus negócios: Kraft Heinz, Arcelor Mittal, Amil, BNDES, Grupo Equatorial Energia, Globo, 02 Alliance, 2w Energia, Banco Sofisa, Carrefour, Chesf, Energisa, Cyrela, MRV, Max Milhas, Saint-Gobain, Sugoi, SetCesp, Santander, TecBan, Veirano.