Formada por Matheus Araujo (Engenheiro de Software), Mariana Vieira (Gerente de Marketing) e Lucas Cardoso (Gerente de Produto), o Aua é uma plataforma que visa trazer profissionalização, conhecimento e visibilidade a pequenos empreendedores, apostando na humanização, contando a história de quem está por trás dos negócios.
O aplicativo, que começou em dezembro de 2020, fortaleceu ainda mais as atividades no contexto da pandemia, momento em que diversos empreendedores passaram a depender ainda mais de vendas online e delivery, levando ao aumento da necessidade da oferta de produtos em plataformas virtuais.
Assim, além de oferecer cupons de desconto a quem opta por comprar em pequenos negócios, desenvolvemos um ecossistema propício para a manutenção e crescimento de negócios locais mesmo durante a pandemia, conectando pequenos empreendedores que precisam de estímulo a consumidores que desejam obter mais benefícios em suas compras do dia a dia.
Além disso, o empreendedor terá acesso a uma plataforma (ainda em desenvolvimento) para gerenciar seu negócio e obter acesso a cursos, métricas e networking com outros pequenos empreendedores.
Integrantes
- Lucas Cardoso (Gerente de Produto) – Lucas Cardoso é estudante de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Pará. Desenvolvedor mobile, designer de UI/UX e empreendedor social. Liderou o projeto Minerva na ONG Enactus UFPA, foi um dos selecionados para participar do Intuit Global Innovation Challenge, no Vale do Silício. Atualmente, é empreendedor com o aplicativo Aua, negócio social que visa conectar pequenos empreendedores a consumidores que desejam mais benefícios nas compras.
- Mariana Vieira (Gerente de Marketing) – Mariana Vieira é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará e atua como relações públicas, social media e empreendedora social. Trabalhou em projetos de impacto social, da gestão à captação de recursos, e hoje é gerente de marketing do Aua.
- Matheus Araujo (Engenheiro de Software) – É aluno de Engenharia da Computação na Universidade Federal do Pará e atua como desenvolvedor front-end. Trabalhou em projetos universitários para laboratórios da UFPA e hoje atua como Engenheiro de Software no Aua.
Entrevistas
Como a startup surgiu? Poderia contar um pouco sobre a história da empresa e o que ela faz?
Em setembro de 2019 participei de uma competição no Vale do Silício em que o desafio era criar soluções para pequenos negócios dos EUA, e tive as primeiras ideias lá. Quando voltei pro Brasil, olhei para a realidade da minha região e do empreendedorismo aqui e tive a ideia real do que seria o Aua.
Daí, em Belém do Pará, em Dezembro de 2019. O Aua começou a ser criado, do tupi guarani “gente”, é um aplicativo que conecta cliente a pequenos negócios na capital paraense. Nós oferecemos incentivos a quem compra dos pequenos negócios através de cupons de desconto. Além disso, nós humanizamos as compras nesses estabelecimentos contando um pouco da historia do empreendedor que está por trás daquele negócio. Em breve lançaremos uma plataforma exclusiva de gestão e profissionalização destes empreendedores.
Quais foram os obstáculos enfrentados desde sua criação? O que fizeram para superá-los?
Um dos grandes obstáculos é organizar nossas agendas para trabalhar no Aua, visto que dois dos três sócios ainda estão na faculdade, então, a gestão de tempo é essencial. Além disso, a procura de desenvolver o melhor produto possível nos deixou algumas vezes na situação de refazer e repensar vários aspectos do Aua e, assim, refazê-los. Entretanto, estamos sempre aprendendo com nossos erros e ganhando muita experiência para errar menos com o passar do tempo.
Já passou por algum programa de aceleração? Qual? Como este contribuiu para o desenvolvimento da startup?
Sim! Estamos finalizando nossa primeira aceleração no InovAtiva Brasil. Tivemos vários insights de melhorias para o aplicativo, de como se comunicar com nossos usuários e de como desenvolver a startup em si. Além disso, aprendemos mais sobre o ecossistema de startups no Brasil e, principalmente, na região Norte. Fizemos conexões com outros empreendedores, possíveis investidores e mentores.
A startup foi afetada pela pandemia de alguma forma? Por quê?
Sim! Em meados de abril de 2020, o aplicativo já estava pronto para ser lançado, entretanto, a proposta era de aproximar clientes a pequenos negócios presencialmente. Tivemos que adaptar o aplicativo para que tudo pudesse ser feito a distância, e por isso só conseguimos lançar o aplicativo dois meses depois. Porém, a pandemia mostrou para o mundo o quanto era importante incentivar os pequenos negócios, isso nos ajudou a conseguir um bom engajamento no app.
Atualmente, quantos clientes possui? Tem algum case de sucesso?
O aplicativo foi lançado em junho de 2020, e já conta com mais de 50 estabelecimentos cadastrados, mais de 1000 visitas nas vitrines dos negócios e mais de 250 cupons de desconto usados. Além disso, fomos selecionados como a terceira melhor iniciativo do Brasil no combate aos efeitos econômicos da COVID-19 em uma competição promovida pela Escola Nacional de Administração Publica (ENAP).
Qual é a expectativa para o futuro da startup?
Estamos muito empolgados com o futuro do Aua e com as possibilidades pós Inovativa. Mas, em resumo, vamos melhorar o aplicativo para promover a melhor experiência que nossos usuários possam ter, vamos lançar uma plataforma exclusiva para nossos empreendedores e criar muito conteúdo educacional para eles. Além disso, esperamos conseguir um escritório físico, para trabalhar e oferecer outros recursos para os empreendedores cadastrados no Aua, como, mentorias presenciais e serviços de marketing, como por exemplo, tirar fotos de qualidade de seus produtos.