A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, ou RIDE, foi criada em 1998 por Lei para valorizar às peculiaridades regionais e o crescimento econômico e social local, contudo a ascensão de Brasília como polarizador na atração de migração e as novas possibilidades criadas no setor de serviços tornaram o conceito obsoleto. O termo Startup Plateau surgiu como uma alternativa mais realista de aproximação do ambiente empresarial brasileiro ao Vale do Silício dos Estados Unidos, representando mais um conceito abstrato orientado pelos fluxos de negócios dos anos mais recentes do que por uma definição geográfica.
O crescimento dos índices de desenvolvimento humano e econômicos de cidades médias brasileiras, permitiu a criação de bolsões de prosperidade relativamente independentes dos tradicionais polos empresariais. As possibilidades criadas pela ampliação das vagas nas universidades, públicas e particulares, em conjunto com o desenvolvimento de setores de serviços da economia, viabilizaram o crescimento sustentável de regiões de menor desenvolvimento relativo.
Em grande parte devido à evolução nas comunicações e ao barateamento nos meios de transporte, a distância entre as principais cidades do país diminuiu e passou a depender menos das infraestruturas sob responsabilidade do Estado. Um voo da capital do país a Goiânia, Uberlândia, Cuiabá, Palmas ou Salvador pode levar o mesmo tempo que se perde no transito em São Paulo ou Rio de Janeiro nos horários de pico.
O Startup Plateau, portanto, representa o ambiente empreendedor criado no coração do Brasil por empresários, empreendedores e investidores que acreditam que há espaço para que empresas com capacidade de alcance mundial sejam criadas sem a tradicional dependência exógena. Pensando localmente porém com visão global, as pessoas e as empresas que fazem parte desse ecossistema acreditam que o seu potencial de desenvolvimento dependem de ações, eventos e mentalidades que corroborem que o que há de mais atual sem deixar de observar as idiossincrasias locais.
Eventos como as Terças da Inovação do Instituto Illuminante, Brazilian Application Seminar e Google I/O Extended Brasília são apenas exemplos de quão ativa e atualizado é a comunidade da região, refutando a máxima de que seu sucesso econômico depende apenas do que é provido pelos governos. Desafiando as recentes tendências de involução do mercado, devido a pressões internacionais e instabilidades internas, e aproveitando o talento criado e crescido na região, esses entusiastas têm a intenção não somente de desenvolver o planalto central, mas também de propagar a prosperidade alí gerada para as demais regiões do Brasil.
Conheça alguns dos principais atores do ambiente empresarial do Plateau: ASTEPS, 4LEGAL, Tendências e Negócios, Brasília FABLAB, Perestroika.
Um Comentário
Pingback: Google I/O Extended Brasília 2015, um esforço coletivo para o bem o ecossistema empreendedor | Tecno Veste
Pingback: Seminário de Empreendedorismo em Araguari - MG | Tecnoveste