A Preply é uma plataforma de ensino que foi criada na Ucrânia e que conecta online alunos a tutores nativos para o processo de ensino-aprendizagem de mais de 50 idiomas. 50 milhões de dólares foram investidos em uma rodada de investimentos da Série C por empresas como Diligent Capital, Hoxton Ventures, Educapital, Swisscom Ventures, Orbit Capital, Evli Growth Partners, Przemyslaw Gacek e Owl Ventures.
Pra agendar uma aula no Preply é muito fácil, por isso também que a startup tem se fortalecido diante dos competidores do setor. Uma base tecnológica consistente e a qualidade dos professores da plataforma fazem jus aos 100 milhões de dólares que recebeu como financiamento em “venture capital” (capital de risco).
Criada em 2012, a Preply tem como fundadores os ucranianos Kirill Bigai, Dmytro Voloshyn e Serge Lukyanov, que , apesar da guerra, conseguiram continuar construindo um negócio verdadeiramente global, expandindo a equipe para mais de 400 funcionários de 58 nacionalidades diferentes em 30 países no mesmo período.
Já em em 2020, durante a pandemia, que a Preply passou a se tornar uma potência global de e-learning em um mercado online de aprendizado de idiomas que conecta mais de 32.000 tutores que ensinam mais de 50 idiomas a centenas de milhares de alunos em 180 países de todo o mundo.
Como as conexões são sugeridas por meio de um algoritmo de aprendizado de máquina (machine learning) , fica mais fácil para os professores recomendados criarem planos de aula personalizados e se adequarem aos orçamentos, cronograma e conhecimento dos estudantes.
Em seu negócio de aprendizado de idiomas Business to Business (B2B), a Preply tem como clientes empresas do calibre de Bytedance (TikTok), Mercedes e McKinsey. Algumas dessas marcas começaram inclusive a trabalhar com a plataforma em apenas um dos escritórios e agora oferecem a ferramenta para os seus funcionários em diferentes partes do mundo.
Do lado do consumidor, o número de pessoas que usam o aplicativo Preply cresceu quatro vezes nos últimos dois anos e, em muitas regiões, os usuários gerais quase dobraram ano a ano. A quantidade de alunos que estão aprendendo na plataforma excede a quantidade de estudantes matriculados nas universidades da Ivy League, nos Estados Unidos. A plataforma planeja ainda conquistar cada vez mais o mercado de aprendizado de idiomas online, que deve atingir US$ 47 bilhões até 2025, segundo a HolonIQ.
Já no mercado brasileiro, conforme dados coletados pela Preply dentro de sua própria plataforma, 66% dos alunos estão estudando inglês. A língua portuguesa está entre as mais estudadas no país, sendo que a maioria das pessoas aprende o idioma em função de serem estudantes estrangeiros e viverem no local ou de serem relocadores/expatriados. Além disso, o português está entre as 11 línguas mais populares e estudadas da Preply, com um crescimento de 60% ano a ano.
Quem são os investidores
A Owl Ventures, empresa com sede no Vale do Silício, é a maior investidora em tecnologia educacional do mundo com mais de US$ 1,2 bilhão em ativos sob sua gestão. Para Ross Darwin, diretor da Owl Ventures, as expectativas são bastante positivas em fazer essa parceria com a Preply, que está em sua próxima fase de crescimento. “Estamos empolgados com o impulso contínuo dos negócios de consumo e com a sua nova oferta de aprendizado de idiomas para as companhias, que dependem cada vez mais de forças de trabalho internacionais”.
Segundo Kirill Bigai, co-fundador e CEO da Preply, a empresa se tornou a marca líder mundial em aulas de idiomas ao vivo e a plataforma preferida de muitos tutores que ensinam online. “Com esse investimento adicional, planejamos continuar aumentando a nossa presença nos Estados Unidos, na Europa, e em alguns países da América Latina, como o Brasil, dobrando o número de matches entre alunos e tutores e cumprindo a nossa promessa de conectar a maior comunidade de aprendizado de línguas estrangeiras ao vivo do mundo.”
Apoiando a Ucrânia
Embora os principais escritórios da Preply estejam nos Estados Unidos e na Europa, os fundadores são de Kiev, capital da país ucraniano. Nos últimos meses, a força de trabalho global da empresa lançou uma série de iniciativas para apoiar o país na guerra contra a Rússia, como a campanha “Mensagens para a Ucrânia”, que já ajudou a traduzir mais de 8.000 mensagens de apoio aos moradores do local. A plataforma também auxiliou os seus funcionários a evacuarem a capital do país e está oferecendo um programa gratuito de assistência linguística para ucranianos que cruzam fronteiras e precisam aprender um novo idioma.