O país mais importante para o Brasil na América do Sul, tanto em termos comerciais quanto em termos históricos, é a Argentina. Os brasileiros, contudo, excetuando as questões turísticas e futebolísticas, negligenciam o país no que se refere à sua capacidade de gerar inovação e parceria para novos negócios. A cena de startups portenha é uma das mais vibrantes e teria muito a oferecer aos empreendedores brasileiros se houvesse maior conhecimento mútuo.
Problemas como instabilidade política e dificuldades econômicas, os argentinos conhecem tão bem quanto os brasileiros. Ao invés de acirrar rivalidades ou de gerar distanciamento, esses desafios deveriam ser encarados como oportunidades para ambas as partes fortalecerem seus mercados, aprenderem um com o outro e promover integração do mercado. A maturação do mercado argentino ainda não está no patamar do “Chilecon Valley” do vizinho atlântico, mas tem muito a oferecer à América do Sul.
A burocracia estatal e o desemprego, assim como no Brasil, não devem ser encarados como problemas inertes. Devemos procurar meios de não depender do estado e de gerar prosperidade a partir da criatividade que é inerente aos nossos povos. O ecossistema de startups na Argentina nos anos mais recentes está mais vibrante que nunca, por isso é aberta uma possibilidade inédita de intercâmbio e de geração de lucros para empresários e empreendedores.
Além das iniciativas na área da educação, como a Digital House, e das políticas públicas de incentivo à economia criativa e à desburocratização da formalização de empresas, como a Academia de Empreendedores do Ministério
da Produção Argentino, é possível encontrar inúmeras empresas argentinas que atuam no mercado digital. O exemplo mais emblemático é o Mercado Livre, o eBay latino americano, que registra mais de 158 milhões de usuários ativos em todo mundo e facilita, há anos, a vida de muitos brasileiros.
Semtive, fundada por Ignacio Juarez em 2010, é uma empresa de energia renovável que opera a partir de Buenos Aires que criou um sistema compacto de turbinas de vento que podem ser armazenados e transportados de um lugar para o outro. Seu objetivo é gerar energia limpa onde quer que o usuário esteja, complementando o suprimento de energia elétrica principal ou servindo como o principal meio de eletricidade em áreas remotas.
Joincube é uma rede social para empresas que tem o objetivo de reduzir em 40% do tempo de execução de tarefas administrativas e de integração equipes no ambiente de trabalho. Além de ser uma plataforma de colaboração Online como o Todoist, Slack e Demanda360, funciona como meio de manter o registro de arquivos e mensagens trocadas entre os colaboradores, além de permitir busca e análise da utilização do aplicativo. Disponível para dispositivos Android e iOS, a plataforma tem suporte em espanhol, inglês e português.
GitColony é uma plataforma para desenvolvedores parecida, na qual programadores pesquisar por soluções para problemas em seus projetos, revisar os códigos, ajudar uns aos outros e gerenciar a execução de projetos. GitColony gamifica a experiência de revisão de código, fornecendo incentivos para os desenvolvedores para melhorar a qualidade da sua programação. Semelhante a um site de relacionamentos, os desenvolvedores dão match com projetos de programação e ajudam a debugar e melhorar os projetos que estão na plataforma.
Syrmo é um rastreador de atividades para skates que se conecta o smartphone através do Bluetooth para que skatistas possam registrar seus rolês – com sensores como giroscópio, acelerômetro, barômetro e GPS – e aprender a fazer novos truques a partir do poder da tecnologia. Além de manter o registro dos lugares pelos quais você passou, com o Syrmo você pode gravar vídeos, compartilhar no Facebook e no Youtube automaticamente, trocar a bateria sem precisar ter um novo aparelho e melhorar suas manobras.
A Hickies é uma empresa que quer revolucionar o mercado de calçados por meio da criação de “cadarços inteligentes”, que nunca precisam ser amarrados e adaptam-se ao tênis do usuário, sem apertá-lo nem deixá-lo muito folgado. Fundada pelo casal Mariquel Waingarten e Gastón Frydlewski, a empresa foi lançada por meio de uma campanha de crowdfunding que ultrapassou seu objetivo financeiro em 600%.
Pickmebus é a primeira ferramenta colaborativa para melhorar as experiências dos usuários em ônibus. Esse aplicativo 100% social, permite que usuários marquem seu ponto de ônibus e saibam, a partir da comunidade online, em quanto tempo chegará ao seu destino. É possível registrar novos pontos de ônibus e linhas de transporte rapidamente no aplicativo e saber, em tempo real, quais são os locais com maior tempo de espera. Além disso, é possível saber as condições de tráfego ao vivo e calcular o tempo de deslocamento de um lugar para outro.
SayYeahTV é o primeiro canal de vídeos da internet feito para os millennials da América Latina. Nele são criados programas interativos com o foco na audiência da web e com programação que atende às idiossincrasias do mercado hispanoablante da América. Além de poder filtrar os vídeos por país e por assunto, é possível interagir em tempo real com os shows e seus apresentadores.
Pixpol é o local ideal para esportistas (#instafitness), dançarinos e yoguis terem acesso a uma imensidão de aulas e atividades físicas a um preço acessível. Muito semelhante ao ClassPass, o Pixpol permite que, a um preço fixo, usuários tenham acesso a atividades e hobbies em academias e clubes em diversos pontos da cidade.
RadioCut é um aplicativo para iOS e Android que permite que você escute programas de rádios que já foram transmitidos há dias ou meses e os edite de acordo com a sua necessidade. É ideal para que quer comentar trechos de áudios de programas, como Neil deGrasse Tysson faz em suas entrevistas do seu podcast StarTalk Radio. Radiocut funciona como uma máquina do tempo, editar as partes do programa de rádio do seu interesse e deixa você adicionar descrições para facilitar a busca no futuro.
Se você não pode ir aos hubs argentinos de startups, como os bairros de Palermo e San Francisco, agora pelo menos você tem uma alternativa para prestigiar o trabalho empreendedor desse povo que nos admira e respeita, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito empresarial. Teste esses aplicativos e divulgues essas empresas, porque gentiliza gera gentileza e, com certeza, eles prestigiarão a sua startup e as empresas de que você gosta no futuro.
[Lista Atualizada Às 23h48, do dia 15/12/2016: Retirarmos o Guia Bolso, que é brasileiro, para incluir a RadioCut.]