Desde pequenos, ouvimos histórias incríveis e surreais, mundos diferentes dos nossos, criaturas lendárias, magia, cenários extraordinários e personagens que conseguem tocar nossos corações. Essas histórias demonstram aquilo que muitos de nós queríamos ser ou ter, nos identificamos com personagens e com enredos trazendo aquelas histórias para nossas rotinas de séries, filmes, desenhos e livros e fazendo com que nossos olhos e corações se encham de emoções de diferentes tipos, sejam emoções de tristeza, raiva, angústia ou alegria, essas histórias nos comovem de maneiras profundas em nossos corações.
Mas as vezes pensamos: “Como é possível alguém criar algo tão incrível?”, é algo que não envolve apenas a ideia de criatividade, ou que se torna uma formula onde quem fizer uso dela terá total controle de sua criatividade para moldar uma história incrível. Porém todos nós contamos histórias para nossos amigos, conhecidos ou até mesmo desconhecidos, sejam histórias de suas rotinas, algo que aconteceu com a pessoa, sonhos e motivações da pessoa ou até mesmo desabafos que ocorrem ao decorrer de uma simples conversa.
Então, dentro deste contexto, percebe-se que todos somos contadores de histórias mesmo que não sendo intencionalmente. Mas então, o que seria “Storytelling?”.
O que é Storytelling e para quê serve?
Storytelling, em português significa: “Narrativa”, ou melhor dizendo: “Narrar/contar uma história”. Storytelling representa a maneira na qual um constrói uma história ou um enredo, seja para livros, séries, filmes ou animações. Os roteiros e enredos são criados de maneira que a narrativa se mantenha em controle das mãos do escritor, ele narra/conta a história da maneira que preferir, fazendo com que a história esteja viva por suas mãos.
Além de séries, filmes, livros entre outros meios audiovisuais, o Storytelling também se torna totalmente importante nos negócios, em publicidade e em marketing, pois é através dele que você se conectará com seu consumidor final. Neste exato momento estou fazendo uso do Storytelling para me conectar à quem está lendo este texto, ele pode tornar este texto relevante OU não, se eu não souber fazer uso dele.
Contudo, da mesma forma que a narrativa pode tornar um texto incrível, também pode torná-lo péssimo se não organizado e construído levando em conta muitos fatores. Os mais renomados escritores, não fazem uso apenas da beleza da escrita e da maneira correta de se escrever, mas também fazem grande uso do Storytelling para criar histórias emocionantes e organizadas. Mas então, como funciona o Storytelling e como posso fazer uso dele para fazer histórias bem elaboradas?
Como funciona o Storytelling e como usar?
Assim como dito acima, o Storytelling pode ser utilizado em diversas áreas, seja em publicidade, marketing, enredos, roteiros etc.
Utilizando em Marketing e publicidade
Ao interagir com alguém, sabemos que as pessoas podem ou não serem levadas por aquilo que falamos, podendo receber e aceitar propostas, negócios, produtos e ideias.
Além desses fatores, a maneira com a qual uma empresa ou vendedor, interage em conversa com um cliente, será levado totalmente em consideração o fato de que, se o vendedor não conseguir motivar ou incentivar o cliente a comprar seu produto, de nada valerá a conversa.
O Storytelling demonstra que o relacionamento verbal com um cliente, pode criar um poder de decisão, isto é, quando o cliente percebe que realmente precisa daquele produto ou ideia (as vezes nem precisa, mas o vendedor conseguiu entrar na mente do cliente), ele pensará naquela ideia, até que finalmente decida se comprará ou não o produto.
Utilizando em livros e roteiros
O enredo de um livro ou roteiro, anda de mãos dadas com sua narrativa. Mesmo a ideia e a história do livro sendo incrível, e bem elaborada, a narrativa (a maneira com a qual o escritor narrar/escrever a história) se for mal utilizada ou mal construída, fará com que a história seja afetada de maneira negativa, fazendo com que o publico alvo não receba a história da maneira com a qual o escritor quisesse que recebessem.
Existem diversos tipos de narrativas e maneiras diferentes de contar uma história, sabendo qual é o publico alvo ou fazendo uso do português, pode-se construir uma narrativa bem elaborada.
Mas então…. como funciona o Storytelling?
Muitos conhecem pessoas que conseguem fazer com que as outras façam coisas para elas, mesmo que as pessoas não queiram, não basta apenas tentar contar uma história, as técnicas utilizadas por autores, atores, empresas e vendedores, fazem com que um leitor se interesse com a ideia.
Tudo é uma questão de interesse, as pessoas gostam de ler e assistir coisas que as interesse, mas como fazer uma pessoa se interessar por algo que ela nunca buscou interesse antes? a resposta pode ser o uso do Storytelling, ou seja, criar um interesse no leitor.
Querendo ou não, muitos de nós somos curiosos, queremos saber sobre as coisas. Porém, uma pessoa só começa a ter curiosidade em algo quando sua atenção se concentra naquilo que escrevemos ou falamos. Nos livros, o imprevisível e a novidade despertam a curiosidade dos leitores. O suspense por trás de um momento cria a curiosidade de querer continuar lendo até o final daquela cena, a narrativa proporciona isto.
Onde usar o Storytelling:
Artigos e blogs; Artigos e blogs são um grande exemplo do uso de storytelling, podem trazer uma explicação de um assunto, ou expressar algo na qual irá interagir com o leitor.
Vídeos; Nada melhor do que uma obra audiovisual para comover uma pessoa.
Landing Pages; Landing pages são aqueles anúncios ads que o usuário é encaminhado após clicar em um anúncio. São uma ótima maneira de chamar a atenção para uma ideia.
Email Marketing; Como pode notar, as vezes recebemos constantemente e-mails de marketing de alguma empresa ou produto, o uso do Storytelling nesses e-mails também pode proporcionar o interesse dos clientes.
Livros; Assim como dito lá em cima, o enredo de um livro anda de mãos dadas com sua narrativa, uma narrativa desestruturada, faz com que o enredo perca o interesse dos leitores, mesmo que a história seja boa.
Conclui-se que Storytelling é nada mais nada menos que a maneira na qual um escritor ou uma campanha narrará ou se relacionará visualmente e de maneira escrita com seus clientes e leitores. Se não for despertado o interesse no cliente, fará com que o mesmo não queira comprar e fazer uso do produto, sabendo como interagir e conversar com aqueles que irão comprar o produto, permite que a compra fluía de maneira mais ampla conseguindo alcançar os objetivos dos negócios e campanhas de uma empresa.
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