A necessidade de facilitar as transações comerciais cotidianas tem tanto criado soluções mais simples para utilização de crypto-moedas – como o Bitcoin, Litecoin e Dogecois – e para simplifica/unificar as formas de pagamento tradicionais – cartões de crédito, débito e giftcards. Uma das novidades mais recentes é o Stratos, o cartão eletrônico que promete unificar todos os seus cartões em um único microaparelho.
O modelo é muito parecido com os cartões Plastc e Coin, o Stratos propõe-se a funcionar como um único cartão de crédito para todas as suas necessidades. Com sensor de toque no próprio cartão, ele permite ao usuário escolher o cartão que mais lhe apetece em cada momento e ter a segurança de manter suas identificações pessoais ligadas ao aparelho.
A grande vantagem sobre os seus concorrentes é o aplicativo que acompanha o cartão, que além de ser capaz de bloquear o cartão temporarea ou permanentemente, pode te oferecer relatórios e avisos sobre suas últimas compras e os pagamentos futuros. Isso foi possível graças ao capital de USD 7 milhões levantado pelo CEO Thiago Olson e o investimento desse montante na contratação de profissionais competentes e na tecnologia aplicada ao cartão – criptográfica, segurança de armazenamento etc.
Quando você adquire o cartão por meio de um serviço de assinatura (USD 95 por ano), você recebe junto com ele a habilitação para utilizar o aplicativo e um leitor magnético para conectar na saída P2 (fone de ouvido) do seu smartphone, apesar de ele já ser habilitado com a tecnologia de Comunicação de Campo Próximo (NFC) – atualmente presente nos modelos mais recentes dos telefones Apple e Samsung. Após fazer a configuração inicial, o usuário pode simplesmente dar dois toques com o cartão na tela do celular para que ele seja imediatamente ativado para o uso.
A equipe do Stratos promete que o seu cartão, por ter duas tarjas magnéticas, funciona em muito mais máquinas de leitura de cartão que os seus concorrentes, contudo tem a desvantagem de não ter o chip integrado como nos cartões de crédito mais modernos e de não ter uma tela para que o usuário confirme visualmente – sem a necessidade de sacar o app – qual cartão está utilizando no momento. A startup garante a satisfação dos clientes porque além de permitir que a aparência dos cartões seja personalizada, mesmo antes do lançamento oficial do produto, já havia obtido uma variedade de certificações de segurança ISO.
Mais info: https://www.stratoscard.com/