“ O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho”
– Orson Welles –
A forma como temos acesso ao conteúdo cinematográfico após o período de exibição nas grandes salas, vem evoluindo conforme os dispositivos tecnológicos apresentam opções de variação. Até chegar ao sistema On Demand, passamos por tecnologias como Videotape, Videocassete, DVD e Blu-Ray.
Videotape
Considerado o primeiro meio programado para armazenagem de conteúdos audiovisuais, tem como data inicial, 1956. Esse dispositivo contribuiu muito para o planejamento nas emissoras, possibilitando gravar shows de variadas espécies, assim conseguindo apresentá-los repetidamente em outros horários, como cita o site Portal São Fransisco.
Videocassete
Diferente do Videotape, que tem funções mais abrangentes para as emissoras de TV, o Videocassete, pouco após seu lançamento, se tornou mais acessível ao uso em domicílio. Nascendo em 1963, foi um marco na expansão do acesso ao entretenimento. Apesar de no começo ter preço extravagante, foi barateando no decorrer de sua trajetória.
O cinema e a televisão observaram que esse dispositivo se tornaria um nicho extremamente lucrativo e passaram a explorar a implementação de ideias e estruturas cabíveis para o formato VHS – Video Home System (Sistema doméstico de vídeo).
O VHS trouxe, também novas formas de trabalho. Uma delas se configurou nos seguintes moldes. Uma pessoa reunia grande quantidade de títulos audiovisuais em estantes com divisões alfabéticas e gêneros, disponibilizava os itens para aluguel temporário e cobrava taxa de uso. O local onde acontecia essas interações ficou conhecido como videolocadora. Tal formato de negócio se popularizou pelo mundo, devido à Blockbuster.
DVD
Pegando todo o processo que as fitas cassete já realizavam, o DVD chegou com a incrementação na ideia e design. DVD – Digital Versatile Disc (Disco Digital Versátil), introduziu, como é mencionado em seu nome, a versatilidade.
O CD, além de economizar espaço, passou a utilizar o desenvolvimento da tecnologia de mídias digitais, que possibilitaram melhorias na reprodução audiovisual, estamos falando de sistema sonoro, trazendo som mais limpo e com variações de Home Theater e imagem, que tirou o granulado em tela, presente nas gerações anteriores.
Blu-Ray
Trazendo as características básicas do DVD, o Blu-Ray potencializa o fator tecnológico, importando a geração de vídeo e áudio em alta definição, tal fenômeno é conhecido como Full HD. A sensibilidade sonora se torna intensificada ao mesmo tempo em que o espectador acessa a resolução gráfica com parâmetro mínimo de 1920 x 1080 pixels.
De tudo um pouco no On Demand
Após breve passada pela história dos dispositivos de armazenamento e reprodução audiovisual, vamos para a atualidade. Vivemos no movimento intitulado Streaming, sistemas de assinaturas em nuvem que disponibilizam entretenimento. Eles por sua vez, se enquadram no esquema de On Demand (Sob demanda), que é basicamente você ter controle sobre quando e onde vai desfrutar do entretenimento.
A questão é que se analisarmos bem, esse serviço captou a mecânica do que era colocado em prática de meados dos anos 1950, até o que a tecnologia nos anos 2000 possibilitou. As fitas inauguraram o poder do “quando” e “onde” e o DVD compactou o tamanho físico.
On Demand se torna único no jeito de vender seu produto, porque com sua programação total na nuvem, não há espaço físico para ocupar. O cliente em pouco tempo se registra de forma online e acessa a plataforma de qualquer dispositivo contendo rede. Podemos falar ainda da gama de empresas no ramo que fornecem dos mais variados gêneros, alcançando múltiplos públicos, forçando a diminuição da pirataria que se consolidou nos modos antecessores.
Agora, dado esse envolvimento histórico, o que você acha? Há espaço para novas tecnologias no meio cinematográfico e televisivo? Deixe sua opinião nos comentários!
Dicas para além!
Continuar a aprender e evoluir é o que fazemos de melhor! Por isso, estaremos deixando dicas de entretenimento para a sua degustação!
Plataformas On Demand:
Netflix: https://www.netflix.com/br/
Telecine Play: https://www.telecineplay.com.br/
HBO GO: https://www.hbogo.com.br/landing
Prime Video: https: //www.primevideo.com/
Disney+: https://www.disneyplus.com/
Por
Juliano Ferreira