Na realidade atual do Brasil e do mundo, é evidente o número elevado de crianças e adolescentes sem um ensino de qualidade, muitas vezes sem qualquer ensino; ainda, este é um assunto tratado de forma irresponsável pelos poderes públicos, refletindo diretamente no cotidiano da população mundial, em especial daqueles que não possuem acesso nem ao mínimo que a devida educação pede. Hoje, o Brasil conta com 11,8 milhões de analfabetos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o que se refere a 7,2% da população na faixa dos 15 anos. Ainda, conforme dados do Instituto Paulo Montenegro em 2011, 27% dos brasileiros são analfabetos funcionais. Em muitos países os números não são tão alarmantes, mas em quase tantos quanto chegam bem perto e até ultrapassam.
Há diversas causas para esta situação e entre elas se encontram a evasão escolar, desvio de verbas para a educação, distorção idade-série e baixa qualidade de ensino, falando especificamente de Brasil. Em outros casos, podem haver divergências nas causas, acréscimos e subtrações. Mas em todos os lugares, os mais afetados são aqueles em comunidades carentes. Nestas comunidades, são encontradas diversas dificuldades que compõem o cenário onde crianças e adolescentes encontram obstáculos para se manter estudando, como, por exemplo, a violência do ambiente em que moram, fome e seca, discriminação, conflitos em seus países, famílias desestruturadas, falta de condições financeiras, falta de escolas de ensino infantil e professores e complicações na hora da alfabetização, devido à falta de preparo da rede pública para recebê-los e educá-los.
Muitos projetos tentam resolver esses problemas: um deles é o Teach for All, uma rede formada por cinquenta organizações parceiras independentes e locais e uma organização global, que trabalha no aprimoramento da rede. Cada parceiro recruta e treina líderes em cada lugar para ensinar suas próprias nações, em comunidades e escolas sem recursos, assim trabalhando dentro e fora da esfera educacional, garantindo que o máximo possível de crianças tenha todo seu potencial atingido, para que possam buscar um futuro melhor para si mesmas e o mundo.
A organização global da Teach For All fornece uma plataforma que permite que os parceiros da rede se conectem e aprendam uns com os outros, acelerando seu impacto individual e coletivo. O suporte e financiamento vêm de várias iniciativas e fundações ao redor do mundo, dos mais diversos países, como da BHP Fundation e da Chan Zuckerberg Initiative DAF. Desde as menores doações, até às mais significantes, contribuem para a manutenção da rede e os impactos que ela gera. O desenvolvimento de uma rede como esta, que chega nos lugares em que mais é necessária, é extremamente importante: a conexão entre cada colaborador, cada professor e aluno integrado ao Teach for All, mostra como a tecnologia pode mudar o mundo. Graduandos e professores, pesquisadores e simpatizantes, trabalham juntos por um objetivo comum, embora não estejam nem perto do mesmo lugar. Cada um dá seu melhor, se tornando líderes fortes e fazendo a diferença na vida de milhares de crianças. A crença do Teach for All é de que os obstáculos podem ser superados, pouco a pouco. Com dez anos de experiência e metas para mais de 25, é uma rede essencial para o mundo hoje, uma rede que luta pela educação, pelas crianças, nosso bem mais precioso.