Nossa interação social com as pessoas é diretamente influenciada – entre outras coisas – pelo o que as pessoas pensam da gente, como elas nos veem e como interagem com o que falamos e fazemos elas sentirem. Por isso, uma roupa adequada à sua personalidade e à ocasião podem mudar completamente como o que você diz será percebido pelas pessoas.
A consultoria em imagem é uma profissão que tem ganhado cada vez mais espaço porque ela lida não somente com sua imagem presencial, mas também pode o seu perfil online é visto – sobretudo nas redes sociais. Suas roupas não servem apenas para proteger seu corpo das intempéries do ambiente, mas para comunicar ideias.
Thais Cordeiro é uma especialista da área que há 14 anos atua no mercado de moda e seu trabalho consiste em trazer referências, guiar a construção de repertório e propor melhores perguntas. Ela não se contenta com respostas prontas, pois prefere propor reflexões históricas, análise do momento presente e a co-criação do nosso futuro comum.
Autêntica como é, ela já produzir artigos aqui no portal Tecnoveste e continua traçando caminhos autênticos para atingir seus objetivo pessoais e profissional, enquanto ajudas pessoas, marcas e profissionais a encontrarem a melhor forma de se relacionarem com a maneira como se vestem. Esta semana, conversamos com ela e ela nos contou um pouco mais da sua história em uma entrevista transcrita abaixo.
- O que faz uma consultora de moda e qual é a importância desse tipo de profissional para que está buscando aprimorar sua presença virtual ou credibilidade na carreira?
A consultora de moda pode atuar em frentes diversas, como por exemplo marcas de moda, empresas de outras áreas que desejem repensar seus códigos de vestimenta e pessoas físicas que, ao contrário do que se imagina, não precisam ser do meio artístico ou trabalhos que envolvam exposição da própria imagem. A consultoria de moda pode beneficiar qualquer pessoa que deseje ter mais autonomia sobre o próprio vestir, compreender porque gosta do que gosta, que mensagens deseja transmitir e principalmente, como aliar tudo isso à vida prática, na rotina e orçamento atuais, levando em consideração seu conforto térmico e qualquer outra questão física, singularmente. Vem para facilitar, não complicar, de acordo com a demanda de cada um.
- Porque vale a pena a pessoa investir no seu curso Da Fibra à Roupa?
O curso Da Fibra à Roupa foi criado para compartilhar conhecimento técnico e repertório e assim sentir mais segurança no atendimento ao cliente, com a confiança de que está fazendo a melhor indicação de consumo para as demandas e orçamento de cada um. Ganhar autonomia para criar roteiros de compra, de acordo com uma nova perspectiva sobre o vestir, a partir da resolução de problemas do cotidiano.
Aprender a pensar a consultoria de moda do seu jeito, ter um diferencial e não mais reproduzir o pensamento já construído sobre o vestir, mas desenvolver o seu próprio, conhecendo a base.
3. Para quem é direcionado o curso e quais serão os maiores benéficos para os participantes?
É um programa autoral
para consultoras de estilo e profissionais de moda reconhecerem os caminhos produtivos desde a fibra até a roupa – sua principal ferramenta de trabalho – e irem além nas suas entregas.
4. Você pensa em apresenta-lo presencialmente? Qual seria o cenário ideal para ele acontecer?
O formato online me permite chegar em pessoas que estão em outros lugares, não só do Brasil, mas do mundo todo. Já tive alunas na Inglaterra, Estados Unidos e Portugal, por exemplo. Então pretendo
continuar nesse formato e, quem sabe, pontualmente formatar alguma aula presencial.
5. Quem são as pessoas que, no momento, tem os projetos que você acha mais interessantes e inovadores?
Algumas pessoas que me vieram à cabeça no momento, com projetos interessantes em áreas diversas:
a) Serviços de upcycling da Ciclou: https://ciclou.com.br/
b) Moda Afro-Fusion da @afrochic&
nbsp;
c) Cacá Ivanocko consultara em endometriose, planejamento alimentar: @endometrinoise
d) Brechó Vestido de Valores @vestidadevaloresbrecho
e) Elka e Luis com seus registros de viagens