“Se nós fizéssemos tudo o que somos capazes, literalmente nos surpreenderíamos.” (Thomas Edison).
Thomas Edison (1847-1931) foi um dos maiores inventores da humanidade. Nasceu em 11 de fevereiro de 1847 em Milão, Ohio. Mundialmente conhecido por ter criado a lâmpada elétrica, incandescente, mas era um exímio inventor, dos maiores do mundo. Antes de falecer deixou-nos um total de 1033 patentes e uma de suas mais célebres frases, depois de tantos obstáculos na tentativa de criar o seu mais conhecido invento, a lampada, disse:
“Não errei mil vezes, eu aprendi mil formas de como não se fazer uma lâmpada.” (Thomas Edison).
Sua maior invenção foi da lâmpada elétrica. Chegou a registrar um total de 1.033 patentes. Era uma criança precoce, construiu um laboratório com apenas 10 anos, depois de sua mãe ter-lhe dado um livro sobre experiências químicas em casa. A partir de 12 anos começou a perder a audição, mas não se incomodava por que isso melhorava sua concentração no que fazia.
Em 1868, quando tinha apenas 21 anos de idade, teve sua primeira patente registrada. Uma máquina de registrar votos, mas ninguém se interessou. Durante toda sua vida registrou
2.332 patentes entre criações diversas e outras de aperfeiçoamento. Foi-lhe dado o codinome de “O Feiticeiro de Menlo Park”. Criou pela primeira vez o processo de produção em massa.
Dentre suas invenções estão: fonógrafo, cinematógrafo, aprimorou o telefone, aperfeiçoou a máquina de escrever, cinetofone, vitascópio, e outros. Trata-se de um dos maiores inventores e empreendedores do mundo.
Edison foi responsável pelas palavras “Olá” no telefone; e “bugs” quando do uso do seu fonógrafo. O seu, era o rosto mais reconhecível do mundo, quando os jornais e revistas eram os principais meios de comunicação e de notícias.
lâmpada thomas edsonA Patente da Lâmpada Incandescente, disponível para consulta no Google Patent.
Assista a um documentário sobre o maior de todos os empreendedores do mundo.
Um Comentário
David Braga
Edison foi um grande inventor, pena que usava de manobras sujas para se promover. Quem realmente estudou história sabe que Nicola Tesla foi o grande inventor da época, não tão famoso quanto Édison pelo simples fato de que Édison tinha ninguém menos que J.P Morgan Chase ao seu lado, e juntos usaram meios obscuros para prejudicar Tesla.