Neste final de semana, 19 e 20 de março de 2016, robôs invadirão Taguatinga Norte para um torneio nacional, resultante de 11 disputas regionais com mais de 4 mil competidores de 700 estudantes em todo o Brasil. Só gente fera em fazer máquinas trabalharem ou lutarem entre si. Serão crianças estudantes de escolas públicas e particulares, de 9 a 16 anos, crianças engenhosas, inquietas, que adoram brincar de bonecos robôs que fazem o que eles programaram pra fazer. Um encontro que vai ser só emoção e adrenalina, leve, e que acontecerá no SESI de Taguatinga, do Distrito Federal, em 19 e 20 de março, isso mesmo, amanhã e depois.
Visite a página do evento: clique na imagem abaixo.
Ano passado o encontro versou sobre o uso da robótica no ensino, dentro e fora das salas de aula. O desafio deste ano é fazer com que as maquininhas possam ajudar no tratamento, seleção, classificação, detecção de risco e processamento de reciclagem de lixo. E o mais legal é que esses robozinhos são feitos à partir de montagens de peças de LEGO. As equipes serão avaliadas pelo aspecto do design do robô, onde considerarão etapas que vão desde projetar, construir e programar os bonequinhos. Ainda tem a questão que envolve os valores centrais do encontro que é justamente a coesão, o coleguismo, o respeito, a integração e o trabalho em equipe, muito importante para a formação dessa geração de “cientistas” que darão um rumo ao nosso país, onde o valor humano é muito mais importante.
A competição acontece desde 2013 em mais de 80 países. É o SESI a operadora nacional da competição, junto com o Grupo LEGO e mais a americana FIRST – For Inspirationand Recognition of Science and Technology.
As equipes que representarão o Distrito Federal são: Lego Field e Lego of Olympus, as duas do Centro de Ensino SESI do Gama.
É claro que existe um princípio rústico da inteligência artificial, mas afinal tem que haver um mínimo de decisão no processo completo, mas nada que não possa ser resolvido por essa garotada deslumbrante. A indústria já disponibilizou um simples BB-8 do Star Wars, mas o que esses meninos fazem é muito doido. O Tecnoveste vai prestigiar esse evento lá e traremos na semana que vem alguma informação sobre tudo o que vai acontecer. Venha você conhecer também, sabe lá se você não vai se apaixonar por um robozinho desses, vem com a gente…!
Enquanto isso olhem só que barato, um vídeo que consegue expressar o universo em que estão mergulhadas essas crianças, apesar de ser de 2014. Vitória a elas que serão as mentes que dirigirão o nosso país, orgulhoso delas!
Um Comentário
dkzamg
estou indo lá e estou muito ansioso pelo que vou encontrar. praticamente nada mais passa pela minha mente, apenas a vontade de descobrir, ao vivo, as coisas que serão demonstradas. imagine 77 equipes disputando torneio de robôs como tema de reciclagem de lixo, kkkkkkkkkkk, caramba vai ser no minimo muito interessante.