Recentemente a Disney presenteou a internet com fotos do personagem The Child (A Criança) da série ‘The Mandalorian‘ da franquia Star Wars. A série estreou no dia 12 de Novembro na plataforma de streaming Disney +, nos Estados Unidos. A série chegará no Brasil apenas no primeiro semestre de 2020.
Como as fotos mostram um personagem absurdamente fofo, ele foi carinhosamente apelidado pelos usuários da internet de Baby Yoda e foi super aprovado pelo diretor da série Dave Filoni. Já Dave Favreau, roteirista e produtor da história, o caracteriza apenas como “um personagem importante”. Há várias teorias a respeito do personagem, sugerindo que o mesmo pode ser um Jedi, um Clone, um filho do Mestre Yoda com Yaddle e etc. Nada ainda confirmado, mas sabe-se que o sucesso do personagem foi gigantesco e vários memes divertidos foram criados pelos internautas. Além de memes, produtos como camisetas, canecas, pelúcias, capinhas para celular, etc. Você pode ver alguns dos itens no site da Disney.
Alguns fãs ficaram frustrados porque as pelúcias, por enquanto, serão vendidas pela Hasbro e não se sabe se serão vendidas no Brasil. A Hasbro confirmou em entrevista junto à Vanity Fair que vai produzí-los mas que dificilmente isso acontecerá antes de 2020. Então, infelizmente não haverá Baby Yoda de pelúcia a venda para o Natal deste ano. Particularmente acredito que essa é uma super jogada de marketing, de forma a deixar os fãs enlouquecidos de amor por este personagem que já conquistou muitos corações pela internet e que ainda há grandes chances dos produtos começarem a ser vendidos ainda neste Natal.
Por outro lado, há um detalhe que muitos fãs não sabem é que o personagem do Baby Yoda tem 50 anos e não é uma versão mais jovem do Mestre Yoda. O Baby Yoda é apenas outro ser da espécie Yoda. A história acontece logo após os eventos de “O retorno do Jedi”, de 1983. The Mandalorian é um guerreiro da raça dos caçadores de recompensa Jango e Bobba Fett e tenta escapar da Nova República.
A Psicologia explica o motivo de termos nos apaixonado pelo personagem. De acordo com o Psicólogo Daniel J. Krueger em entrevista à Rolling Stone, a justificativa é que o personagem de olhos grandes e roupinha de bebê, que aparenta ser um Jedi mirim tem características que podem ativar o relógio biológico das pessoas. Por ser parecido com o Mestre Yoda (um dos personagens mais amados de Star Wars) e despertar instintos animais, o personagem que apresenta características neonatais tem forte poder de captar empatia.
Particularmente acho que os produtores da série The Madalorian fizeram um bom trabalho neste sentido. E você, o que acha?