O filme de super-heróis de título original Black Panther, no Brasil Pantera Negra, baseia-se na banda desenhada da Marvel com o mesmo nome. Estreou a 29 de Janeiro de 2018 em Los Angeles, e a partir de 16 de Fevereiro chega às salas de cinema estado-unienses, o filme produzido nos estúdios Marvel que conta com distribuição Walt Disney Studios Motion Pictures.
Dirigido por Ryan Coogler, este que é o décimo oitavo filme no Universo Cinemático Marvel, parte do guião escrito por Ryan Coogler e Joe Robert Cole. O papel principal, o personagem T’Challa ou Pantera Negra é interpretado por Chadwick Boseman e do restante elenco constam Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke, Angela Bassett, Forest Whitaker, e Andy Serkis.
Quanto ao enredo, sabe-se que Tchalla, coroado rei de Wakanda, regressa a casa, mas esperam-no inimigos de longa data para um conflito com consequências à escala mundial. Nesta sequela dos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil, Tchalla, como Pantera Negra, terá que contar com o apoio do agente da CIA Everett K. Ross, bem como membros da Dora Milaje, as forças especiais de Wakanda, de modo a evitar uma guerra mundial.
O processo de filmagens teve início em Janeiro de 2017 nos estúdios Pinewood Atlanta e EUE Screen Gems, tendo havido filmagens feitas em alguns bairros em Atlanta, mas houve também partes adicionais filmadas na Coreia do Sul, que serviu de cenário à cena de perseguição dos carros, tendo chegado mesmo a contratar estudantes e antigos estudantes de universidades locais para integrar o staff de centenas de membros, enquanto assistentes.
Coogler e Moore admitem as influências dos filmes dos anos 70 tais como as obras de Coppola, e inspiraram-se ainda em filmes como O Profeta, o Padrinho e James Bond. Com a intenção de obter o melhor dos dois mundos, construindo um filme de drama operático familiar e de espionagem.