Twitch TV cresce mais de 50% no primeiro semestre de 2021 e agita mercado dos games no Brasil
Fonte: Unsplash
Um relatório divulgado em agosto deste ano mostrou que o site de streaming Twitch TV manteve os bons números de 2020 e continuou crescendo em todo o mundo. Neste primeiro semestre, a plataforma da Amazon conseguiu um crescimento de 50% e se manteve como o serviço de streaming mais popular no âmbito global. O Brasil tem uma participação importante nessa taxa, principalmente com a comunidade gamer. Equipes e jogadores de eSports estão entre os canais com maior audiência por aqui, e com tendência de crescimento.
Esses números positivos da Twitch foram divulgados pela parceria entre a Rainmaker e a Stream Elements, duas empresas especialistas em audiência na internet. O relatório apontou que a plataforma de streaming registrou, entre janeiro e junho deste ano, um consumo de 12 bilhões de horas de jogos. Isso representa um novo recorde, além de um crescimento de 50% em comparação com 2020, um ano que foi considerado acima da média e que mesmo assim foi superado.
A expectativa da plataforma é que o crescimento se mantenha durante os próximos meses, e uma forma de conseguir isso é incentivando os streamers. Em agosto deste ano, a Twitch anunciou uma espécie de prêmio no valor de R$ 50 mil para os criadores de conteúdo que propuserem projetos inovadores para a plataforma. O objetivo principal é mostrar que o site pode ser dinâmico, interativo e também interessante no aspecto financeiro. A esperança é que ainda mais contas sejam abertas nos próximos meses.
O Brasil é o segundo maior mercado da empresa, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Isso foi apontado em relat& oacute;rio da Comscore, divulgado no segundo semestre de 2020. Os brasileiros possuem cerca de 5.500 visualizações únicas na Twitch, e conseguem superar a Alemanha, a França e a Itália nos números. Além disso, o relatório mostra que esses usuários gastam em média 6,37 horas mensais assistindo diversos conteúdos. O destaque maior vai para a comunidade fã dos eSports.
Jogadores e gamers em alta na Twitch
O mercado dos games no Brasil sempre teve grande potencial, e surge em todas as pesquisas recentes como o terceiro maior em audiência. Apenas os Estados Unidos e a China, países de maior potencial econômico, conseguem superar os brasileiros no consumo de conteúdos relacionados aos jogos eletrônicos. O resultado é uma grande audiência na Twitch TV, pois o site é uma referência nos games. Por exemplo, alguns dos canais mais seguidos na plataforma são de jogadores e ex-jogadores de eSports.
Esse é o caso de Gabriel “ FalleN” Toledo, atual jogador de CS:GO pela Team Liquid. O brasileiro de 30 anos possui mais de 1 milhão de seguidores na plataforma e tem um contato muito próximo com os fãs. Em entrevista exclusiva para a equipe do blog de prognósticos Betway Insider, o atleta virtual exaltou a importância da comunidade brasileira. Ele afirma que contou sempre com apoio no streaming nos momentos bons e ruins, inclusive para dar continuidade na carreira no eSports.
FalleN é apenas um exemplo, pois não faltam jogadores e equipes com grande destaque no streaming, como mostra a reportagem do site de bets eSports da Betway. Bruno “Nobru” Goes, por exemplo, é um jogador profissional de Free Fire que acumula mais de 3 milhões de seguidores na Twitch. Além disso, o jovem de 19 anos também possui 12,5 milhões de inscritos no YouTube e mais de 11 milhões de seguidores no Instagram. A reportagem mostra como o atleta é uma referência em presença nas redes sociais para a comunidade gamer.
Equipes também chamam atenção
Além dos jogadores profissionais, as equipes de eSports também usam a Twitch para se aproximar dos fãs e também transmitir jogos oficiais. A equipe MIBR, por exemplo, costuma realizar a transmissão de todas as partidas e consegue juntar uma grande quantidade de torcedores. A ideia é fazer com que os fãs fiquem mais próximos do time, assim como acontece no futebol.
Os games prometem crescer bastante no Brasil, e isso significa que a Twitch TV também vai conseguir melhores números no país. A plataforma de streaming é uma referência para esse universo, e isso significa uma projeção otimista para os próximos anos. O crescimento de 50% registrado em 2021 é apenas mais um sinal de que o site controlado pela Amazon está no caminho certo.