O Uber é uma empresa multinacional com sede nos Estado Unidos que presta serviços baseados em tecnologias disruptivas em rede, principalmente no que tange o transporte de passageiros e, futuramente, de carga – veja os seus concorrentes Luxe, Scoot, Leap Transit, Bridj. Tecnologias disruptivas designam inovação tecnológica, produto ou serviço, que utiliza uma estratégia que desafia os paradigmas vigentes para superar uma tecnologia dominante no mercado.
Para que serve o UBER?
Para a prestação de serviço de transporte privado urbano, principalmente, através de um aplicativo e-Hailing que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”. E- Hailing é um processo de encomendar um carro, táxi, limousine, ou qualquer outra forma de transporte pegar através de dispositivos virtuais: computador ou dispositivo móvel.
Como Funciona o UBER?
Oficialmente, no Brasil, o Uber está disponível em cidades brasileiras como: Campinas/SP, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Brasília/DF, Belo Horizonte/MG e Porto Alegre/RS. Nos próximos meses, a lista de cidades vai ser alterada e crescerá vertiginosamente, mas nosso interesse é demonstrar, em termos gerais, como ele funciona.
Com o Uber você pode viajar ou dirigir. Viajar é usar o serviço como passageiro e dirigir é prestar o serviço como motorista. Colocaremos aqui pontos da experiência como usuário do serviço. Claro que isso reflete um momento, já que existem regras mutáveis, aplicativos atualizáveis e outras forças que influenciam e fazem mudar, ponto a ponto, dependendo do local, como todos os processos acontecem. Outra observação feita é que existem, até o momento, três classes de Uber: Clássico, Back e X. Abordaremos o clássico. Por isso faremos uma abordagem bastante simplória, mas esclarecedora.
O SITE DA UBER:
Primeiro o usuário do serviço precisa se cadastrar no site da uber. Clique na imagem pra se cadastrar.
Serão pedidos dados pra:
- Conta: que será pra login na rede. Serão pedidos e-Mail e Senha.
- Perfil: que será o seu perfil de usuário. Serão pedidos Nome, Celular e Idioma.
- Pagamento: que serão os dados para pagamento do serviço. Serão pedidos N° do cartão, código de segurança, data de vencimento e código postal.
Curiosidade um: Desde 2013 até 2015, só em Londres, as corridas feitas totalizaram 93.000.000 milhas (149668992 km) daria pra fazer 13709 voltas na lua, ou 194 viagens de ida e volta terre-lua-terra.
INSTALAR O APP (ANDROID):
A página no Google Play para instalar o sistema: clique na imagem abaixo:
Curiosidade dois: Você pode requisitar uma corrida em mais de 311 cidades em 58 países.
LOGIN NO SMARTPHONE:
Ao entrar pela primeira vez o sistema oferecerá a opção de cadastro. Caso já esteja cadastrado no site então pedirá a informação de entrada.
Curiosidade três: UBER agora quer entrar no ramo de entregas de compras, comidas ou transporte de animais com o UberRush.
TIPO DE CARRO:
Neste momento então o usuário será solicitado a escolher qual veículo prefere.
Existem, até o momento, 5 opções de carro. Dependendo de onde você está e quais formatos foram disponibilizados ou criados. Selecione o seu gosto, podendo ser:
- BLACK – Uber Clássico. É um sedã de alto nível, para até 4 pessoas.
- TAXI – Uber táxi. Tem um acordo com o Uber. São carros idênticos a táxis comuns, mas o pagamento é feito pelo aplicativo.
- UberX – É o Uber Econômico, em carro comum, para até 4 pessoas.
- SUV – Utilitário esportivo, para até 6 pessoas. É mais caro que o Black Car.
- LUX – Veículo de luxo, para até 4 pessoas. É o serviço mais caro.
Curiosidade quatro: Foi fundada em 2010 em San Francisco, Estados Unidos, por dois jovens americanos, Garrett Camp and Travis Kalanick. Seu primeiro nome era UberCab.
MARCANDO O LOCAL:
Após ter sido escolhido o tipo de veículo desejado o sistema solicita que seja indicado o local em que o usuário deve ser encontra e o destino. Com isso pode emparelhar usuário aos modelos de veículos próximos. Em seguida o sistema pede confirmação dos dados fornecidos.
Curiosidade cinco: A empresa está avaliada em mais de US $ 51 bilhões.
ESPERAR O MOTORISTA:
O sistema informa o usuário do tempo que vai levar para o motorista chegar ao local de partida, o tempo que levará a viagem e o valor total do deslocamento.
Curiosidade seis: Google, Goldman Sachs (um grupo financeiro multinacional, sediado no Financial District de Nova Iorque), Jeff Bezos (um empresário estadunidense conhecido por fundar, e ser o presidente e CEO da Amazon.com) e Microsoft, são alguns dos investidores gigantes do Uber atualmente.
FINALIZANDO O SERVIÇO:
Após concluído o percurso o usuário recebe o recibo do pagamento que é efetuado automaticamente. E finaliza pedindo a avaliação do serviço prestado.
Tudo se mantém registrado para re-uso, para estatísticas, para a satisfação do usuário. Onde a qualquer momento pode-se consultar o serviço, comparar e analisar. É o uso da tecnologia para potencializar o negócio, fidelizar o cliente e melhorar cada vez mais o serviço de transporte individual de passeio.
Curiosidade sete: Segundo a empresa, nos Estados Unidos um motorista UBER pode ganhar em um ano cerca de US $ 90.000 (mais de 363 mil reais). Um motorista de táxi oficial nos Estados Unidos ganha cerca de US $ 30.000 no ano (mais de 121 mil reais). Não esqueçamos que o mercado americano é muito mais aberto. Aqui no Brasil, pelo poder econômico ser menor, com certeza a renda é menor, mas dá para imaginar o rebu provocado nos Estados Unidos. Sim lá também foram geradas polêmicas.
Tanto a fazer e tudo tão novo!
Com a evolução tecnológica, muitas coisas antes inacessíveis tornaram-se acessíveis. Muitas outras coisas sequer eram conhecidas. A diversidade e quantidade de possibilidades em dados e negócios, ou objetos e ações nunca foi tão intensa como hoje. A tecnologia faz isso: inunda nossa vida de possibilidades. Tantas que chegam a provocar um estanque repentino e instantâneo.
A evolução tecnológica não protege uma empresa ou um grupo, não se trata mais de defender uma empresa, mas a inovação em geral. As inovações beneficiam a sociedade como um todo, mas não necessariamente todos na sociedade. Por causa de inovações como essa, o preço ou custo de criar um negócio vêm caindo por todo o mundo. Em toda e qualquer iniciativa de negócio, no passado, a fiscalização era esporádica e ficava a cargo de burocratas sujeitos a corrupção. Agora a fiscalização é constante e fica nas mãos de quem mais está interessado que a qualidade do serviço seja o mais próximo do desejado: o usuário.
Veja um vídeo muito simples, mas bom, sobre como funciona o sistema, do Canal do Youtube da UBER:
Você, nosso leitor, já utilizou o serviço, o que achou?
Sabe de algum caso inusitado, ou incrível de uso do serviço?
Você já imaginou alguma outra inovação disruptiva, mesmo que em outra área? Qual?
>>> Participe, dê sua sugestão, coloque aqui a sua opinião… Abraços! <<<<
Um Comentário
Pingback: Startup Turo: chegou a hora da uberização do rent a car | Tecnoveste