Após 33 anos de estreia, o filme que revolucionou o cinema, está de volta! ‘Um Príncipe em Nova York’ teve sua estreia mundial, no dia 4 de marco de 2021, na Amazon Prime Video.
No longa de 1988, a imagem estereotipada da África em Hollywood foi confrontada com uma direção de arte impressionante. Eddie Murphy iniciou a tradição de interpretar diversos personagens em um mesmo filme; Além disso, o longa marcou como o primeiro filme com um elenco inteiramente negro que foi um sucesso ao redor do globo. Esse fenômeno cultural foi estabelecido e replicado apenas, talvez, com o lançamento de Pantera Negra décadas mais tarde.
A premissa do segundo filme é simples: Akeem tem três filhas com Lisa (Shari Headley) e vive no reino de Zamunda, mas volta aos Estados Unidos após descobrir que tem um filho bastardo. O objetivo é tentar se aproximar do filho Lavelle Johnson e levá-lo para seu reino, já que o rapaz é, pela tradição de Zamunda, o único herdeiro legítimo do trono.
O que diz a crítica?E os fãs?
O filme recebeu 52% de aprovação no Rotten Tomatoes e no Metacritic, sendo avaliado como uma obra medíocre. E o público concordou, dando 51% na avaliação aberta do Rotten Tomatoes e nota 5,5 (de 10) no portal IMDb. Confira abaixo alguns relatos:
“A maior parte do tempo, ‘Um Príncipe em Nova York 2’ usa piadas familiares, repetindo quase que palavra por palavra partes engraçadas do original, mas que não são se encaixam nesse contexto”. publicou a revista Variety.
“A sequência é uma revisitação preguiçosa e fugazmente engraçada com alguns momentos bons, mas ainda muito parecido com a mesma velha história para parecer algo novo”, avaliou o jornal USA Today.
“Não parece um filme, mas mais um daqueles especiais de reunião no qual o elenco de uma amada série de TV retorna para interpretar seus personagens novamente, recriando seus tombos e repetindo suas frases de efeito”, apontou o site The Wrap.
“‘Um Príncipe em Nova York 2’ tem tantas ligações com seu antecessor que parece ser um easter egg de longa duração tentando ser um filme”, atacou a revista Hollywood Reporter.
“Triste tentativa de dar continuidade a um inesquecível clássico. Se perde na falta de originalidade. Nos excessos . Nas ” piadas” clichês. Tenta navegar na onda do patético liberalismo. Vale somente para rever grandes atores perdidos no triste vazio de um faz de conta contemporâneo.”-disse um usuário na internet.
“Eu tenho a política de sempre assistir um filme até o final, por pior que ele seja. Um Príncipe em Nova York 2 me fez quebrar essa regra hoje.”-desabafou um internauta no Twitter.
Ambos os filmes estão disponíveis na Amazon Prime Video. O primeiro filme está disponível também na Netflix,no Telecine e no Google Play Filmes.