Você pode até encontrar uma boa aula no Youtube ou postada pelo seu professor. Mas apenas assisti-la poderá não oferecer uma memorização de longo prazo. Para isso é necessário fazer boas anotações.
Quer uma dica referendada cientificamente sobre como fazê-las? Apresento a vocês… a folha Cornell!
A folha Cornell foi difundida por Walter Pauk. Walter Pauk (1914-2019) foi doutor em psicologia da educação, professor da Universidade de Cornell (EUA) e reconhecido por suas publicações na área da aprendizagem. Foi diretor do Reading Study Center na Universidade de Cornell. Desenvolveu algumas estratégias de ensino e sintetizou outras no livro: “How to Study in College” (livro que está na 11a. edição). Como auxiliar para tomar “boas anotações” e considerar os mecanismos de memória sobre a informação adquirida é necessário recursos metodológicos. A aprendizagem tem seu início, com a reunião de informações, que podem vir de diferentes origens. A narrativa de uma aula seja presencial ou on-line (gravada ou síncrona) proporciona o que Pauk chama de material “cru”. Os alunos passam muito tempo acumulando informação nesse estado. Como organizá-las e sistematizá-las para que façam sentido entre si e sejam consolidadas na memória? É então que Pauk introduz a ideia do que chama sistema Cornell. Vamos conhecê-la?
Fazer boas anotações em uma folha consiste em ter nela uma área flexível de notas, uma área para sumário e uma área para “pistas”, tópicos-chaves para o anotado. É assim que ela funciona!
Nessa sequência, a primeira parte a ser utilizada é a coluna “anotações”. Nela, o aluno faz notas curtas (“telegráficas”) sobre o que está assistindo. Então, enquanto assiste o vídeo, pode interrompê-lo com o “touch” ou o teclado para se apropriar da informação e transferi-la sob forma de anotação.
Depois disso, tenta organizar de forma mais conectada, sob forma de resumo, as anotações iniciais. Por fim, usa a “coluna das pistas”. São perguntas ou palavras-chaves que, posteriormente, na hora de estudar, tentará responder ou definir, tampando com a mão, a “coluna das notas”.
Bora tentar? Escolha o vídeo! Faça suas anotações! Use a Folha Cornell e multiplique a sua aprendizagem!