Embora a Batalha entre jogadores do Pokémon Go, nos moldes do desenho animado, ainda seja uma realidade longe de ser alcançada, é possível que já em 2017 ocorram as primeiras iniciativas de trading entre os jogadores dentro do jogo, como ocorria no Star Craft e em tantos jogos de Massively Online Multiplayer (MMO).
O decréscimo da utilização do Pokémon GO é natural após a onde inicial de novidade e buzz criado pelo mercado. A metodologia para contar quantos são os usuários ativos diariamente (daily active users) é diferente para jogos de realidade aumentada e realidade virtual, por isso a maneira do joguinho da Niantic fazer essa conta mudou.
A partir das versões mais recentes, os usuários serão exigido fazerem o login todos os dias. Isso, segundo o CEO John Hanke, ajudará a medir o sucesso e a satisfação dos usuários com relação ao jogo. De acordo com a metodologia utilizada pelos jogos que não são de realidade aumentada, que não exigem atividade física do usuário, o login é o que conta.
Como no Pokémon GO as atividades do usuário, como deslocamento em distância física e movimentação do smartphone, são medidas, fica claro que o engajamento dos jogadores dos dois tipos de jogos é diferente e, portanto, deve ser medido de maneira diversa.
De maneira adicional, o que todos podemos esperar é que a Niantic aprimore ainda mais a maneira que mede e recompensa seus usuários pelas atividades físicas que executam em relação às atividades do jogo. Por exemplo, quanto mais você anda com o jogo aberto e por quanto mais tempo você utiliza o seu aplicativo ininterruptamente, maiores são as chances de você encontrar pokémons raros e maior é a taxa de evolução sua como treinador(a).
Outra atividade esperada é a conversa dentro do aplicativo, um tipo de mensagem direta interna para treinadores. Essa medida é mais uma no sentido de incentivar a socialização entre os jogadores e levar para o mundo real as interações do Universo Pokémon.
Os pokémons lendários, que, até o momento, apenas seus amigos mais mentiroso disseram que conseguiram pegar, finalmente sairão da imaginação dos contadores de vantagem e, provavelmente, estarão disponíveis quando a temporada de Natal se iniciar.
Se você quer saber da história do pokémon, ouça o minicast abaixo:
O que você achou desses updates? O que você acha que o jogo poderia ter?