O barateamento dos smartphones, o aumento alcance e na qualidade da rede e, principalmente, o sucesso de startups como Netflix, Facebook e Youtube têm oferecido novas opções de “entretenimento introspectivo”. O que antigamente era reservado somente à TV e ao rádio agora se espalha por uma miríade de aplicativos e serviços que tem a tecnologia e a interatividade com a base de sustentação para a conquista de novos usuários.
Segundo a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), maio de 2018, o Brasil registrou um total de 17.855.020 contratos de TV por assinatura, uma redução de 787.513 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os motivos na queda desses contratos tem sido, principalmente, a mudança de perfil dos usuários, que têm optado por serviços streaming para ver séries e filmes, que oferecem mais opções, a custo menores, “on demand” e sem a venda casada dos pacotes de tv :-(.
Já o serviço de internet por banda larga registrou registrou 30.071.964 contratos durante o mesmo referencial temporal, quase 15 vezes mais que em maio de 2017, quanto teve acréscimo de 2.520.524 contratos. São 12.913.075 de ADSL (linha digital assimétrica de assinante), que utiliza a linha telefônica, 9.233.666 de modem a cabo, que utiliza as redes de transmissão de TV a Cabo faixa porção de banda não utilizada pelos canais, e 3.821.691 de linha dedicada de fibra ótica.
Houve queda na quantidade de linhas telefônicas móveis em operação em 2018, embora o número de linhas ativas registrados em maio de mesmo ano seja de 235,45 milhões, o que representa uma redução de 2,75% (-6,67 milhões de linhas individuais) nos últimos 12 meses. Dessas 144,16 milhões de linhas móveis são pré-pagas (-11,01% ou -17,70 milhões) e 92,43 milhões (13,55% ou +11,03 milhões) são pós-pagas. A telefonia fixa, a telefonia móvel e a TV por assinatura mantêm tendência de queda, o que indica mudança no perfil do usuário dessas tecnologias e alteração afetados pelo preço do dólar e de produtos eltrônicos de consumo.
Confira o Ranking da Banda Larga no Brasil
Por número de Contratos
Por dominância das operadoras
- Claro, 30%, com 9.149.669 clientes
- Vivo, 25%, com 7.689.059 clientes
- Oi, 20%, com 6.156.919 clientes
Confira o Ranking da TV por Assinatura no Brasil
Por número de Contratos
- São Paulo, 37,61% do total (6,7 milhões)
- Rio de Janeiro, 13,56% (2,4 milhões)
- Minas Gerais, 8,74% (1,5 milhões)
Únicos Estados que tiveram aumento no número de contratos
- Piauí, aumento de 5,09% (+4,3 mil)
- Maranhão, aumento de 3,02% (+5,3 mil)
- Tocantins, aumento de 1,43% (608 contratos)
- Pará, aumento de 1,21% (3.794 contratos).
Todos os demais estados apresentaram redução no saldo de contratos de TV por assinatura.
Por dominância das operadoras
- Claro (NET): 50%, com 8,9 milhões de clientes.
- SKY (serviço por satélite): 29%, com 5,2 milhões de clientes
- Oi e Telefônica: 8% do mercado cada uma, com 1,5 milhões de clientes cada.
Confira o Ranking da Telefonia Móvel no Brasil
Tecnologia Utilizada nas linhas móveis
- 4G: 49,12% (115,66 milhões) do total
- 3G: 31,74% (74,73 milhões)
- 2G: 12,05% (28,36 milhões)
- M2M: 7,09% (16,69 milhões)
Crescimento na Adoção de tecnologias
- 4G (+49,61%)
- M2M (+23,25%)
Estados com maior número linhas móveis
- São Paulo: 26,56% do total (62,57 milhões)
- Minas Gerais: 9,51% (22,38 milhões)
- Rio de Janeiro: 8,69% (20,46 milhões)
No Região Nordeste, a Bahia é o estado com maior número de linhas móveis, 6,08% do total do Brasil (14,32 milhões); Na Região Sul, o é o Rio Grande do Sul, com 5,76% (13,55 milhões); no Centro-Oeste é Goiás, 3,34% (7,87 milhões); e na Região Norte é o Pará, 3,11% (7,32 milhões).
Por dominância das operadoras móveis
- Vivo: 31,90% (75,10 milhões)
- Claro: 25,08% (59,06 milhões)
- Tim: 24,25% (57,11 milhões)
- Oi: 16,51% (38,86 milhões)
- Nextel: 1,28% (3,02 milhões)
- Algar Telecom: 0,56% (1,31 milhões)
- Porto Seguro: 0,27% (635 mil)
- Datora: 0,10% (241 mil)
- Sercomtel: 0,03% (66 mil)
- Demais operadoras: 0,02% (50 mil)
FONTE: https://cloud.anatel.gov.br/index.php/s/TpaFAwSw7RPfBa8?path=%2FMovel_Pessoal