Google surpreendeu a todos ontem com a versão prévia do Android N – a próxima atualização do sistema operacional para dispositivos Android – para qualquer um. Disponível para testes antes mesmo da próxima conferência para os desenvolvedores, o Google I/O 2016, foram incluídos na primeira versão do Android N muitas características novas. Confira abaixo algumas que o Android tomou emprestado do IOs 9 da Apple:
- Notificações: é o recurso de poder responder diretamente do alerta ou notificações de um aplicativo no momento de sua ação.
- Tela dividida: alguns aparelhos Samsung já nos permitiam tal funcionalidade, mas não o Android.
- Modo Noturno: para poder facilitar a leitura em ambientes escuros ou com pouca iluminação.
- Função PIP: chamada picture-in-picture, que permite visualizar uma mídia em miniatura no canto da tela enquanto faz outra ação na tela principal.
A nova versão do Android vai ser previamente lançada com o Nexus em setembro ou outubro e o IOs 9 em setembro. Incrível perceber como as duas empresas, Google e Apple, estão cada vez mais se aperfeiçoando em oferecer aos seus usuários maiores e melhores funcionalidades, tentando trazer fieis seguidores, mesmo que cada uma tenha sua fatia de mercado bastante nítida.
Mesmo tendo a fidelidade e a certeza de que seus admiradores não as deixarão, mas querendo somar mais da concorrência, cada uma tenta insistentemente superar uma a outra. Isso é muito bom para o usuário final.
Isso nos faz criar especulações em nossas visões de futuro, de que chegará um momento em que as grandes da TI criarão instâncias de operacionalidade que permitirá ao usuário ter o melhor de cada sistema em qualquer hardware. Será?