Vinton Gray Cerf, (nascido em 23 de junho de 1943 , New Haven , Connecticut, EUA), cientista da computação norte-americano que é considerado um dos fundadores, juntamente com Robert Kahn , da Internet.
Em 2004, tanto Cerf e Kahn ganharam o Prêmio Turing AM , a mais alta honraria em ciência da computação , por seu “trabalho pioneiro sobre internetworking, incluindo a concepção e implementação de protocolos de comunicação básicos da Internet,TCP / IP , e pela liderança inspirada em redes “.
Em 1965 Cerf recebeu o grau de bacharel em matemática da Universidade de Stanford , na Califórnia. Em seguida, ele trabalhou para a IBM como engenheiro de sistemas antes de participar da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), onde obteve o grau de mestre em ciência da computação em 1970. Ele voltou para Stanford e completou um doutorado em ciência da computação em 1972.
Na UCLA, Cerf escreveu o protocolo de comunicação para a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Rede), a primeira rede de computadores baseada em comutação de pacotes. Em contraste com as comunicações telefônicas normais, em que um circuito específico devem ser dedicados à transmissão, comutação de pacotes divide uma mensagem em “pacotes” que viajam de forma independente ao longo de muitos circuitos diferentes. A UCLA estava entre os quatro nós ARPANET originais. Enquanto trabalhava no protocolo, Cerf se reuniu com Kahn, um engenheiro elétrico que era então um cientista sênior da Bolt Beranek & Newman. A relação profissional de Cerf com Kahn estava entre as mais importantes de sua carreira.
Em 1972 Kahn foi para a DARPA como gerente de programa na Information Processing Techniques Office (IPTO), onde começou a imaginar uma rede de comutação essencialmente de pacotes de redes, o que se tornaria a Internet . Em 1973, Kahn se aproximou de Cerf, então professor na Universidade de Stanford, para ajudá-lo na concepção desta nova rede. Cerf e Kahn elaboraram uma versão preliminar do que chamaram a ARPA Internet, os detalhes do que eles publicaram como um documento conjunto em 1974. Cerf juntou-se a Kahn na IPTO em 1976 para gerenciar projetos de rede do escritório. Juntos, eles produziram o TCP / IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), um protocolo de transmissão eletrônica que separava o erro no controle do pacote (TCP) a partir de questões relacionadas com os domínios e destinos (IP).
O trabalho de Cerf em tornar a Internet um meio de acesso público continuou depois que ele deixou a DARPA em 1982 para se tornar vice-presidente da MCI Communications Corporation (WorldCom, Inc., de 1998 a 2003). Enquanto no MCI, ele liderou o esforço para desenvolver e implantar MCI Mail, o primeiro serviço de e-mail comercial para usar na Internet. Em 1986 Cerf tornou-se o vice-presidente da Corporation for National Research Initiatives, uma corporação sem fins lucrativos localizada em Reston, Va., que Kahn, como presidente, tinha formado para desenvolver as tecnologias da informação baseadas em rede para o bem público. Cerf também serviu como presidente fundador do Internet Society de 1992 a 1995. Em 1994 Cerf voltou a MCI como um vice-presidente sênior, e de 1998 a 2007, ele serviu como o primeiro presidente do Internet Corporation for Assigned Names and Numbers ( ICANN ), o grupo que supervisiona o crescimento e expansão da Internet. Em 2005 ele deixou MCI para se tornar vice-presidente e “chefe evangelista da Internet” no motor de busca da empresa Google Inc.
“A Internet introduziu uma plataforma extremamente acessível e igualitária para criar, compartilhar e obter informações em uma escala global. Como resultado, temos novas maneiras de permitir que as pessoas exerçam os seus direitos humanos e civis.” (Vinton Gray Cerf)
Além de seu trabalho na Internet, Cerf serviu em muitos painéis governamentais relacionados com a cibersegurança e a infra-estrutura nacional de informação. Um fã de ficção científica , ele era um consultor técnico para um dos projetos de televisão póstumo do autor Gene Roddenberry, Earth: Final Conflict . Entre suas muitas honras foi o da Academia Nacional de Engenharia de Charles Stark US Prêmio Draper (2001) e a Medalha Presidencial da Liberdade (2005).