Você já refletiu sobre essa pergunta do título? Você acha que fazer um doutorado (em média 4 anos de duração) é igual a fazer um mestrado mais longo (2 anos)? Eu acho que não.
Às vezes a gente pode achar que as dificuldades e o aprendizado de um doutorado são muitos semelhantes aos de um mestrado, mas não são. Qual é mais difícil? Essa pergunta é muito pessoal e intransferível rs. Na verdade, cada um tem a sua dificuldade.
Por exemplo, eu passei quase toda a minha pós-graduação (mestrado + doutorado) fazendo experimentos na bancada (síntese orgânica). Em relação aos experimentos, eu tive muitos menos dificuldades no doutorado. Eu não tinha mais a insegurança de mestranda de não saber como planejar/executar meus experimentos, de estar há muito tempo afastada do laboratório. Ou seja, eu entrei no doutorado com uma experiência e uma maturidade adquiridas no mestrado. E acredito que seja assim pra muita gente.
Por outro lado, a cobrança (talvez principalmente a auto cobrança) no doutorado tende a ser muito maior. Isso acontece tanto durante quanto depois da aquisição do título. Algumas coisas são comuns em um doutorado. Por mais que algumas dessas atividades também existam em um mestrado, elas estão com menor frequência/grau de exigência. Algumas são:
– Submissão/publicação obrigatória de artigos científicos;
– Apresentação de um número maior de seminários expondo os resultados parciais da pesquisa;
– Participação em atividades didáticas;
– Atividades administrativas (principalmente quando se trata de um laboratório de pesquisa);
– Orientação de alunos de iniciação científica pra orientar.
Mesmo depois do doutorado, também é possível observar uma postura diferente das pessoas. O título de doutor tem um peso maior e é comum que se espere mais profissionalismo, conhecimento e engajamento dos doutores, do que se espera de alguém que tenha terminado um mestrado.
E você? O que você acha sobre esse assunto? Deixa um comentário aqui contando a sua experiência!
https://oqueacientistadisse.wordpress.com/