Esse animal lindo é endêmico da Mata Atlântica do Rio de Janeiro, o que significa que ele só ocorre ali e em nenhum outro lugar no mundo! Eles são super importantes para a floresta, porque comem um monte de frutinhos e dispersam as sementes, garantindo novas árvores pro nosso futuro.
Há alguns anos, eles chegaram à beira da extinção devido a fragmentação da floresta onde vivem e da caça – mas um super time de pesquisadores, zoológicos, ONGs e empresas conseguiram salvar essa espécie maravilhosa.
A Associação Mico-Leão-Dourado trabalha pela conservação da espécie acompanhando as populações de micos, reflorestando e conectando fragmentos florestais, capacitando pequenos produtores e professores de escolas públicas, investindo em educação ambiental e ecoturismo… é um trabalho completo e um modelo mundial em conservação! Eles também colocam equipamentos para rastrear como os animais se movem pela floresta (como dá para ver na foto da capa) – mas não se preocupa, o equipamento é super leve para não machucar e nem atrapalhar os bichinhos.
E na última dia 2 de Agosto foi o dia do mico-leão-dourado! Um dia especial para celebrar essa espécie super importante. Para deixar a celebração ainda melhor, também foi concluída a obra do primeiro viaduto vegetado do Brasil em uma rodovia federal, a BR-101, uma das principais estradas do Brasil. Esse viaduto vai conectar duas áreas super importantes onde o mico-leão-dourado vive, facilitando a conexão dos animais de um local para o outro.
Essa é uma grande conquista não apenas para os micos, mas para todas as espécies que vivem nessa área, incluindo a gente! Parabéns para todos os envolvidos, especialmente à Associação Mico-Leão-Dourado, que batalhou muito por isso.