Talvez você não conheça Wechat, até porque no ocidente ele é um aplicativo pouco difundido do qual pouco se fala e nos temos o whatsapp que faz a principal função desse aplicativo chinês, mas isso não significa que o Wechat não mereça atenção.
Ao contrário do que se pensa, o Wechat é um dos aplicativos de maior destaque no oriente, já que eles dificilmente usam os ocidentais.
O Wechat é um aplicativo de mensagens instantâneas que foi desenvolvido em 2011 pela chinesa Tencent.
Depois de muito tempo, o aplicativo passou a ganhar o mundo e já é um dos maiores aplicativos de mensagens.
O aplicativo está disponível para todas as plataformas e já tem mais de 1 bilhão de usuários.
Antes do aplicativo, a empresa Tencent não era tão impactante no mercado.
A Tencent só se tornou uma das maiores empresas da China após a criação do Wechat.
Uma das estratégias para aparecer no mercado internacional foi colocar o aplicativo em diversas línguas.
Entre as línguas suportadas no aplicativo, estão além do chinês, o português, turco, italiano, inglês, russo, entre outros.
Após entrar no mercado internacional, o aplicativo começou a ganhar muito destaque, no entanto ainda é pouco rentável, já que só 16% do faturamento vem de publicidade.
Em 21 de novembro de 2017, a empresa Tencent se tornou a primeira asiática a valer meio trilhão de dólares.
A Tencent superou o Facebook em valor de mercado e desde então não parou de crescer, principalmente na Ásia.
O aplicativo além de trabalhar como um aplicativo de mensagens lançou o Wechat pay.
O Wechat pay é um aplicativo que trabalha da mesma forma que o Apple pay e pode ser utilizado por qualquer usuário.
Além desse serviço o Wechat tem diversas outras funções e se tornou uma “mão na roda” para os chineses.
O mercado asiático é perfeito para o aplicativo e faz com que ele seja um dos maiores do mundo.
Na China com o Wechat, é possível se fazer de quase tudo, desde pedir comida a agendar consultas.
Com tantas funcionalidades, o aplicativo foi ganhando cada vez mais usuários.
Como o whatsapp business do concorrente, as empresas também utilizam o Wechat para resolver pendências.
Além disso, algumas usam o aplicativo para atrair clientes, como é o caso da Sephora, que viu a oportunidade de crescimento com o aplicativo e hoje tem encomendas feitas por diversos usuários, principalmente da China, quais se interessam pelos produtos e compram pelo próprio aplicativo, para quem quiser saber mais sobre deixaremos o link da matéria (em inglês):https://jingdaily.com/wechat-sephora/#.XSPJLBik0Mo.twitter
O aplicativo mostra mais do que a possibilidade das pessoas de terem em um aplicativo tudo em mãos, mais que isso, o aplicativo mostra que a sociedade mudou e quer resolver tudo pelo celular, no entanto é bom que se destaque que estamos falando de um aplicativo chinês, portanto não é garantida 100% a privacidade.
É sempre bom tomar cuidado quando se fala em aplicativos chineses.
Mas se você não tiver problemas com isso, baixe o app, mas lembre-se de ter cuidado.