A comunicação é algo muito importante para o sucesso de uma ideia, uma boa comunicação entre empresa e cliente, pode facilitar a venda de um produto ou ideia. Nos dias atuais, as empresas têm mantido este contato com os clientes através de meios de comunicações como Facebook, WhatsApp , Instagram, Twitter etc. A comunicação à distância coopera bem com a acessibilidade e se achegar a novos clientes.
Dentre todos os meios de comunicação, atualmente, o que mais se enquadra no uso de comunicação fim- a-fim é o WhatsApp , muitas empresas, clientes e usuários comuns fazem uso do WhatsApp para se comunicar, esse é o principal uso do WhatsApp .
Visando atender à ideia de “Comunicação entre empresa e clientes”, no dia 18 de janeiro de 2018 o Whatsapp lançou um novo aplicativo chamado “Whatsapp Business” (WhatsApp empresarial), que tem a principal finalidade de facilitar o relacionamento entre cliente e empresa. O aplicativo possui muitas ferramentas, desde indicar horários de atendimento, mensagens automáticas, local da loja, etiquetar novos clientes, pedidos, pagamentos pendentes, pagos e pedidos finalizados, fazendo com que o aplicativo se torne mais relevante para uma empresa do que o próprio whatsapp. Abaixo iremos demonstrar o funcionamento e funcionalidades do WhatsApp Business.
Criando o perfil
Após a instalação estar completa, o usuário será destinado à área de criação do perfil.
É possível inserir uma imagem para a empresa, nome do comércio, categoria na qual ele se enquadra, descrição do comércio e local onde ele reside.
Tela principal
A tela principal do WhatsApp Business, parece com a tela do WhatsApp normal, porém, ao acessar a parte superior (os 3 pontinhos ao lado da lupa), é possível checar o que é possível fazer no aplicativo.
As etiquetas servem para facilitar a organização de clientes e conteúdos, é possível adicionar novas etiquetas clicando no botão + (verde). As etiquetas tornam os clientes e conversas mais organizadas.
Configurações e mensagens automáticas
Assim como no facebook, que as páginas tem a capacidade de enviar mensagens automáticas, mensagens de ausência, respostas rápidas e mensagens de saudações, o WhatsApp Business também recebeu está funcionalidade.
Nas configurações da empresa, é possível editar o perfil do comércio, observar as estatísticas do mesmo, criar um link curso e fazer a gerência de mensagens automáticas.
Mensagem de ausência: Ao ativar, quando um cliente enviar uma mensagem para sua empresa em horários aos quais a mesma não estiver disponível (abaixo é possível inserir os horários disponíveis), o cliente receberá uma mensagem automática, está mensagem poderá ser escrita da maneira que a empresa preferir,
Mensagem de saudação: Após ativar, permitirá que o Whatsapp Business envie uma mensagem automática de saudação para quando um cliente ou usuário entrar em contato com sua empresa pela primeira vez. Abaixo é possível enviar uma mensagem coletiva para clientes.
Respostas rápida: Uma boa maneira de evitar repetir ou ter que digitar novamente um texto para o cliente, texto ao qual, já foi enviado várias vezes para clientes diferentes. Está proposta de resposta rápida visa economizar tempo e manter a qualidade.
O “Whatsapp Business”, é um aplicativo que tem o principal objetivo de cooperar com as empresas em suas comunicações com os clientes, se tornando uma incrível e bem elaborada ferramente de organização, comunicação e facilidade para os negócios e comércios e é totalmente gratuito.