Hoje o Whatsapp enviou aos seus usuários uma mensagem avisando que todas as ligações e conversas, com suas respectivas mídias (foto, áudio e vídeo), serão encriptadas, evitando que a empresa ou terceiros tenha acesso às informações dos indivíduos que utilizam o serviço. A criptografia, ou encriptação, é um processo pelo qual as informações como imagens e mensagens de texto são dividas em pedaços e “embaralhadas”, para depois serem enviadas ao usuário que estará habilitado a desembaralhar essa mensagem para que ela tome seu formato original.
Uma decisão muito esperada pelos mais preocupados com a neutralidade da rede e com a privacidade dos indivíduos na web, ela vem na esteira de uma série de situações que ensejaram a prisão do presidente do Facebook no Brasil. Iniciativas como o Internet.org defendem que empresas e governos adotem medidas que viabilizem a independência das visões políticas, convicções religiosas e liberdade de opinião de todos os usuários da internet.
O WhatsApp foi criado para ajudar as pessoas a manterem contato umas com as outras, para compartilhar informações em caso de desastres naturais, para reaproximar famílias que se separaram, enfim, para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida. Tendo em vista que as pessoas compartilham seus momentos mais íntimos pelo WhatsApp, a preocupação da empresa com a criptografia ponta-a-ponta é muito mais que justificável.
A partir da vesão mais recente do app, também estão protegidas as chamadas de áudio. Isso significa dizer que nem o Whatsapp nem o Facebook guardarão suas mensagens, evitando que terceiros, que eventualmente possam interceptá-las, sejam capazes de ter acesso ao que foi compartilhado.
Para saber mais detalhes sobre o que isso significa para sua segurança e para a existência da rede, clique aqui.
Um Comentário
Pingback: Whatsapp bloqueado ao prazer da inconstitucionalidade! | Tecnoveste
Pingback: Whatsapp bloqueado à revelia da constitucionalidade! | Tecnoveste