É sabido que o Brasil tem o maior custo para envio de SMS do mundo e um dos piores índices de satisfação do consumidor de serviços de telefonia do mundo. Justamente pelo fato de as companhias telefônicas negligenciarem os anseios da população – serviço de qualidade, preços módicos, atendimento ao cliente respeitoso – por tanto tempo é que aqui é um solo fértil para a proliferação de aplicativos que priorizam as vontades do usuário para o uso das tecnologias móveis.
Apesar da competição do Viber, o Whatsapp ainda é o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil. No coração dos brasilianos é o sucessor do MIRC, ICQ, MSN Messenger, Skype, mas tem uma história muito diferente dos seus ancestrais. WhatsApp foi fundado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo!, Brian Acton e Jan Koum, e antes de ser comprado pelo Facebook por 16 bilhões em 2014, contava com uma equipe de 55 pessoas, 500 milhões – hoje são 700 – de usuários ativos e um grande crescimento nos países emergentes.
Como no Brasil a zoeira nunca acaba – ver post sobre huehue br pro tio Zuck -, rapidamente um Grupo de Whatsapp criado para o trabalho acaba virando um antro de memes e piadinhas, em todos os formatos possíveis: texto, imagem, vídeo. Se não fosse a capacidade de colocar o celular e alguns grupos no modo silencioso, meu celular pareceria uma technera, apitando e piscando o tempo todo.
Agora, para alegria do povão, o Whatsapp lançou um aplicativo para a web. Hummm, vai ficar mais fácil guardar aquele monte de mensagem que eu ainda “não salvo”.
Por questões de segurança, você vai fazer o login como se estivesse entrando em um site que tem o sistema three-step-verificatio-system habilitado – ver post sobre o assunto. Para usar, basta entrar no site, tirar uma foto com seu celular do QR code que vai aparecer.
Detalhe, para funcionar direitinho, você tem que tirar uma foto lançando a aplicativo da câmera a partir do próprio Whatsapp. Para fazer isso, no iPhone, você clica na setinha no canto inferior esquerdo; no Android, você ou clica no clip no canto superior direito e escolhe a câmera ou clica na maquininha fotográfica no canto inferior direito.
Logo que você tirar a foto do QR code, o Whatsapp vai enviar uma SMS (Que ironia!) para o seu número de celular para verificar a autenticidade do usuário. A partir daí você poderá ter acesso ao aplicativo para web do Whatsapp.
Por enquanto, se o seu telefone roda um dos principais sistemas operacionais – Android, Windows Phone e BlackBerry (Que ironia!²) , excetuando iOS – você poderá ter acesso ao web app. Devido às limitações impostas pela Apple à sua plataforma, ainda não há previsão quando os viúvos de Steve Jobs poderão ter acesso à aplicação.
O Android já tem 80% do mercado de smartphones e tablets. Será que a Apple está seguindo o mesmo caminho das operadoras de telefonia brasileiras – tentar manter tanto controle das vontades dos usuários que por fim eles acabando se enfadando e buscando alternativas mais amistosas?
Um Comentário
Marcelim Troll
#huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr #huehuebr
Guto Barcelos
Boas referências. Queria que fosse assim todo post.
Janice da Silva
Ainda não consegui usar o aplicativo no computador. Alguém aqui no site pode me ajudar?