Tabém conhecidos como “moonshot projects”, os novos projetos que a Y Combinator pretende financiar terão objetivos disruptivos em escala global. Algo como a Space X e o carro sem motorista do Google.
Para que não sabe, o Y Combinator é a incubadora e concentradora de investimentos
por trás de startups como Airbnb, Dropbox, Disqus, Scribd, Reddit, Justin TV, Heroku e mais outro meio milhar de
startups interessantes.
O nome desse projeto será YC Research e trabalhará com tecnologias de ponta com “potencial de mudar o mundo”, segundo o presidente da empresa, Sam Altman, que integralizará um capital de 10 milhões de dólares para dar impulso ao projeto. Além de captar recursos com outros investidores, a startup contará com uma equipe dedicada em tempo integral ao projeto.
Além dos investidores, que se beneficiarão diretamente, e o público geral, que no futuro poderá usufruir dessas tecnologias, os pesquisadores- empregados receberão, como forma de incentivo, ações dos projetos que desenvolverem.
Muitos tem comparado o modelo de negócio ao Project X do Google, principalmente porque a taxa de retorno pode ser muito mais incerta que as startups tradicionais em que a Y Combinator investe e porque os produtos desenvolvidos, segundo o presidente, pode levar até 25 anos para ficarem prontos.
Vamos esperar.