Em 2015, a chinesa Xiaomi chegou ao Brasil com a promessa de repetir o sucesso de vendas que atingiu na China – superando a Samsung em número de aparelhos ativos. Muito mais que celulares, a Xiaomi vende tablets e vários outros gadgets tecnológicos. O destaque da vez é a Yi Action Camera, uma câmera para gravação de vídeos e fotos, que assim como sua concorrente GoPro é ideal para atividades ao ar livre e esportes.
Apesar das polêmicas que a empresa se envolver por não conseguir rebater de maneira convincente as acusações de copiar em seus produtos o design e o conceito de empresas americanas, a empresa tem constantemente surpreendido o mercado com a qualidade dos seus produtos, mesmo que a ideia tenha sido vista antes nos estandes dos seus concorrentes. Em parceria com a empresa Xiaoyi a Xiaomi chegou a um modelo mais potente, mais barato e com um design muito mais leve – à la Tony Fadell and Matt Rogers.
A GoPro Hero ao preço de USD 129, além de ter capa à prova d’água que protege contra impactos, é capaz de gravar em FullHD (1080p) em até 30 quadros por segundo (fps) a uma qualidade de 5 mexapixels (MP). A Câmera Yi, por sua vez, custa a metade disso (USD 64), também grava em FullHD, mas com 60 fps e na qualidade de 16 MP, tem capacidade de armazenar 64 gigabytes (GB), tem bateria 8% mais eficiente e pesa 30% a menos – 72 g – que sua concorrente americana.
Leia post sobre como entender as uinidades de medida de qualidade de imagem e escolher um boa TV 4k.
Além de acessórios como pau de selfie para sua Yi Action Camera, você pode comprar uma capa protetora, pulseiras para enrolar no seu braço e outros acessórios para praticar seus esportes radicais – ver detalhes no blog oficial da empresa. Mexendo nas configurações do aparelho pelo seu smartphone você pode escolher diminuir a qualidade da imagem para sobrar mais espaço de armazenamento ou gravar imagens para fazer o efeito de timelapse – conheça o aplicativo Hyperlapse.