YouTube Red é um serviço de streaming que oferece programação em vídeo paga e gratuita. Lançado em 2014 como Music Key, foi renomeado no seu relançamento em outubro de 2015 e inicialmente nos EUA, México, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, sua grande vantagem diante do tradicional Youtube é o oferecimento conteúdo original, a permissão de baixar conteúdo em seus dispositivos móveis e não ter propaganda obrigatória no início ou no meio dos vídeos.
A Televisão do futuro, mais do que um aparelho eletrônico, será uma nova forma de consumir conteúdo, e o Google, detentor da marca YouTube Red, sabe muito bem disso. A produção de conteúdos originais, a la Netflix, é baseada na análise de público e de utilização da plataforma e trabalha diretamente com os produtores de conteúdo que o público já gosta em detrimento das tradicionais estrelas do cinema.
Pelo lado dos criadores de conteúdo é uma sinalização de mais um passo para a profissionalização do mercado de vídeos para internet, para as marcas o YouTube Red representa uma forma segura e direta de atingir de maneira consistente e segmentada o seu público, para o Google é um caminho seguro para fazer frente à competição de empresas como Amazon, Hulu, Netflix e outros.
2016 foi o ano em que o Youtube Red mais investiu em conteúdo original, foram 13 séries e 11 filmes. As estrelas dessas produções originais foram grandes conhecidos do público como PewDiePie, Logan Paul, Rudy Mancuso, Lele Pons e Fine Brothers. Para 2017, os destaques esperados são: Fruit Ninja: Frenzy Force, Step Up, I Am Tobuscus, Squad Wars, Lifeline, Lazer Team 2, Run BigBang Scout, Alexander IRL e Me and My Grandma.
Além de os assinantes do YouTube Red poderem ver as séries gratuitamente, eles também pode pagar cerca de R$ 24 (vinte e quatro reais) por cada filme novo lançado na plataforma. Sem contar com os vlogs e vídeos diversos que os parceiros especiais posts exclusivamente na plaforma. Ainda não há previsão de chegada do Youtube Red a países como Brasil, Índia, Rússia e China, mas a expectativa é que em meados de 2018 o serviço já esteja disponível para um número mais de pessoas.